Android pode ter histórico de localização estilo Google Maps

O Android pode ganhar um histórico de localização parecido com o Maps. O recurso registraria os lugares onde o usuário passou e apresentaria as informações como em uma linha do tempo igual à do serviço de geolocalização do Google.

  • Android 14 Beta ganha atualização com correções emergenciais
  • Google Mensagens libera criptografia de ponta a ponta em grupos

O recurso foi encontrado e ativado pelo pessoal do Canal Google News do Telegram, constantemente ligado nas novidades em gestação na Gigante da Web. O editor do canal conhecido no Twitter como @Nail_Sadykov compartilhou prints da função, demonstrando como ela pode se parecer no futuro.

Histórico de localização no Android

Conforme mostram as capturas, o histórico de localização foi encontrado em Configurações > Localização > Serviços de localização, no item “Timeline” (“Linha do tempo”, em tradução livre). Dentro da seção, o sistema dispõe a ferramenta “Sua linha do tempo” que, pelo que o nome sugere, mostrará os lugares visitados pelo usuário e registrados pelos sensores do celular.

Ao que parece, essa função será uma alternativa ao histórico de localização do Google Maps, que registra as passagens do usuário e sincroniza com a conta Google. A nova solução deve dar espaço para o usuário exportar os dados para outros aplicativos.

A descrição da ferramenta menciona que o Google poderá usar os dados para personalizar a experiência na plataforma Google Services, mas os prints não mostram uma opção para desativar o compartilhamento com a gigante. Visto que localização é um dado sensível, é possível que isso apareça quando (e se) a opção for lançada ao público.

Exportar dados de localização

O histórico de localização nativo do Android daria liberdade para outros programas desenvolverem funções semelhantes. Além disso, uma vez que o Google detém as rédeas do sistema, a própria empresa pode vir a implementar mecanismos de privacidade e segurança para evitar que programas de terceiros abusem de permissões para monitorar a localização do usuário.

Ainda em desenvolvimento?

Embora a função tenha sido encontrada no menu de configurações secretas do Google Play Services, não há como saber o nível de desenvolvimento do mecanismo, visto que o Google não se manifestou sobre ele. Segundo o informante, a função “não está pronta ainda”.

É possível que a empresa só tenha explorado o conceito internamente para lançar algo parecido na futura versão do SO, o Android 14, e a ferramenta nunca seja lançada para edições anteriores. Contudo, só o tempo vai dizer.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 melhores tokusatsus da história
  • Darkseid admite respeitar apenas este herói da Liga da Justiça
  • Crítica Ninguém é de Ninguém | Filme espírita é mal feito e beira o amadorismo
  • Por que o notebook Lenovo IdeaPad 3 Ryzen 5 vende tanto?
  • ChatGPT custa mais de R$ 3,5 milhões por dia para funcionar, diz analista
  • 13 filmes adiados que serão lançados em 2023



Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!