O Android 15 deverá trazer uma ferramenta capaz de verificar a saúde da bateria do celular e notificar o usuário quando houver a necessidade de troca do componente. A nova função está em desenvolvimento e teve os primeiros detalhes revelados na quinta-feira (21) pelo Android Authority.
De acordo com o site, o recurso já conhecido pelos usuários do iOS foi descoberto em uma atualização lançada para o Pixel 8 recentemente. O celular do Google ganhou uma nova página na seção “Sobre o telefone” dentro do menu “Configurações”, intitulada “Informações da bateria”, e é lá que a saúde do tanque de energia será verificada.
A função já aparece no Android 14, mas só deve ser ativada na próxima geração do sistema.Fonte: Android Authority/Reprodução
Como a funcionalidade está começando a surgir, poucas informações são mostradas, incluindo a data de fabricação do componente e a contagem do ciclo. Esses dados são colhidos por meio de novas APIs implementadas no Android 14, que podem coletar muito mais estatísticas.
Status da carga, data do primeiro uso e a saúde da bateria são alguns dos outros dados disponíveis na página, mas vários destes recursos não estão habilitados, no momento. Mesmo sem mostrar o estado real do tanque de energia, a página alerta que “as baterias se degradam com o tempo e duram menos horas entre as cargas”.
Bateria original ou substituída?
Além de informar o estado de saúde atual da bateria e de trazer dicas para aumentar a vida útil do componente, a nova função também será capaz de exibir outros dados importantes a respeito do tanque de energia. Um deles é indicar se o celular utiliza a bateria original ou se ela foi substituída.
Tais tipos de informações podem ser bastante úteis na hora de comprar um celular usado, por exemplo, ajudando a verificar se a bateria está em boas condições e se a peça é realmente original. Vale ressaltar que alguns apps conseguem mostrar essas estatísticas, porém não com a mesma precisão de uma ferramenta nativa do sistema.
Especula-se que o alerta de saúde da bateria será lançado junto com o Android 15, no segundo semestre do próximo ano. Maiores detalhes sobre a função devem surgir nas versões de teste da próxima edição do sistema operacional do Google.