Amor ao próximo: Betinho e equipe fazem mutirão para doação de sangue na Santa Casa

05.06.2023 · 11:42 · Vereador Betinho

O vereador Betinho (Republicanos) promoveu nesta segunda-feira (05), juntamente com sua equipe de servidores, uma ação de doação de sangue na unidade do Hemosul na Santa Casa de Campo Grande. O ato foi alusivo à campanha do Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador.

Além disso, Betinho é autor da Lei Municipal número 5.635/15, que prevê a isenção da taxa de concurso público no município a doadores regulares de sangue e medula. “Doar é um gesto de amor à vida. A gente sabe que os bancos de sangue estão precisando, pois nem sempre conseguem atender à demanda. Por isso, vim junto com minha equipe para que pudéssemos fazer uma doação e dar nossa contribuição”, destacou o vereador.

Para o servidor Alan dos Santos Costa, fazer o bem nunca é demais. “Acho importante, pois além de ajudar outras pessoas, fazer o bem nunca é demais. Como sempre falta sangue nos estoques, é importante estarmos aqui hoje, pois sei que sempre tem alguém precisando”, disse.

Edilene de Sá Leal Araújo, chefe da unidade, lembrou que nesta época do ano os estoques costumam estar baixos por diversos fatores como a chegada do inverno, o aumento de casos de doenças respiratórias, viagens, férias, entre outros. “Esta ação de hoje é muito importante, até porque já está chegando um feriado e sempre que fechamos por um dia que seja, o estoque já cai muito. Então este reforço de hoje é fundamental, pois sabemos que com uma bolsa de sangue podemos ajudar até quatro pessoas”, ressaltou.

Doação de sangue

Para doar basta comparecer à unidade mais próxima do Hemosul com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é necessário ter entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais. Além disso, é importante ficar atento ao intervalo para quem se vacinou contra a covid (Coronavac 48h, já Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias).

O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.

 

Renan Nucci

Assessor de Impresa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!