AMD confirma problemas de resfriamento em GPUs da série Radeon RX 7900

Depois de múltiplos testes apontarem para a existência de uma falha séria, a AMD confirmou nesta quarta (4) que as novas GPUS Radeon RX 7900 XT e 7900 XTX apresentam falhas no sistema de resfriamento e solicitou aos usuários afetados que entrem em contato com o suporte. A gigante afirma ainda que um “número limitado de placas” foi afetado, mas relatos de especialistas sugerem que o alcance do problema é maior que o indicado.

Segundo o comunicado, a AMD está “trabalhando para identificar a causa do problema de gargalo de desempenho observado em placas AMD Radeon RX 7900 XTX”. A gigante também destaca que, segundo observações, o motivo estaria relacionado com o sistema de refrigeração desenvolvido pela companhia no modelo de referência e “parece afetar um número limitado de placas”. A marca sugere então que usuários que tenham sido atingidos entrem em contato com o suporte local, listado no site oficial da empresa.

A situação ganhou grande proporção na semana passada, quando o overclocker Der8auer e o jornalista Igor Wallossek, do portal Igor’s Lab, começaram a investigar instabilidades no desempenho da família RX 7900. A causa seria as temperaturas altíssimas que o hot spot (ponto mais quente do chip gráfico detectado por sensores internos) das novas GPUs estão atingindo, de assustadores 110 ℃, valor muito elevado para esse tipo de componente, que eleva riscos de falhas mais graves.

Depois de diversas análises e teorias, a dupla descobriu que o problema é resultado da câmara de vapor utilizada para acelerar a dissipação de calor do chip. Ao que parece, as placas afetadas não possuíam quantidade de água suficiente na câmara para garantir resfriamento efetivo, ponto comprovado após a abertura de uma dessas estruturas depois de um teste curioso — com o uso das GPUs em diferentes posições — indicar essa situação.

Os dois especialistas alertam ainda que, apesar da AMD afirmar que apenas algumas unidades estão sendo afetadas, o problema pode ser maior e mais grave do que a companhia faz parecer. Segundo informações obtidas por Igor, além de atingir milhares de placas de diferentes lotes, a falha pode começar a se manifestar apenas após 2 ou 3 semanas de uso, exigindo assim monitoramento dos usuários. Mais do que isso, a empresa já estaria ciente do problema há mais de 2 semanas.

É importante reforçar que, ao menos por enquanto, a falha afeta apenas os modelos de referência, feitos pela própria AMD — placas de fabricantes parceiras (AIBs) como ASUS e Colorful, com sistemas customizados de refrigeração, não devem apresentar o mesmo problema. Dito isso, até o fechamento desta matéria, todas as versões vendidas no Brasil são de referência, portanto caso tenha adquirido uma das novas Radeon, acompanhe o desempenho e as temperaturas e, se necessário, entre em contato com a marca para solicitar auxílio.

Fonte: WCCFTech

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!