Política

ALEMS sedia seminário sobre inclusão de autistas no trânsito e transporte

ALEMS sedia seminário sobre inclusão de autistas no trânsito e transporte
Compartilhar

Por solicitação da Associação Nacional dos Agentes Rodoviárias Federais (ASNARF), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sedia, nesta sexta-feira (12), o “2º Seminário de Segurança Pública Inclusiva”. O evento será realizado das 8h às 18h no plenário Deputado Júlio Maia, no Parlamento estadual. Na ocasião, os participantes debaterão sobre o respeito, a segurança e a convivência no trânsito com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A realização do seminário na ALEMS foi requerida pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa de Leis, em atendimento à ASNARF. No ofício enviado ao parlamentar, a Associação informa que o evento objetiva “promover a divulgação da legislação brasileira a respeito do Transtorno do Espectro Autista, com ênfase nas ações de segurança no trânsito e transporte, ampliando a consolidação de políticas públicas de identificação, convivência e inclusão de pessoa com autismo”. O tema do seminário é “Conscientização sobre o autismo, com foco na valorização das capacidades”.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), é crescente a quantidade de autistas que se habilitam como condutores de veículos. No entanto, eles enfrentam muitas dificuldades. “Aumento recente no número de pesquisas, que analisaram a direção de veículos automotores por pessoas com TEA, propiciou melhor compreensão da habilidade como motorista dessas pessoas. Embora muitas obtenham carteira de habilitação como motoristas e sejam capazes de conduzir um veículo automotor com segurança, há estudos que indicam que a aquisição de habilidades de direção segura é difícil para parte delas”, afirma a ABRAMET.

O TEA, segundo o Ministério da Saúde, “é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento”. A pasta informa, ainda, que “o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida”.

Fonte: Site Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Matérias relacionadas
Rio Brilhante: Zé Teixeira requisita mutirão e asfalto
Política

Rio Brilhante: Zé Teixeira requisita mutirão e asfalto

O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, pediu que...

<b> Lei:</b> Pesq Fest passa a constar no Calendário Oficial de MS
Política

Pesq Fest passa a constar no Calendário Oficial de MS

  O Pesq Fest realizado anualmente no município de Paranhos entrou para o...

/* */