Política

ALEMS recebe projetos do Executivo que aperfeiçoam as normas vigentes

ALEMS recebe projetos do Executivo que aperfeiçoam as normas vigentes
Compartilhar

De autoria do Poder Executivo, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997; altera a redação de dispositivo da Lei nº 1.963, de 11 de junho de 1999; altera a redação de dispositivo da Lei nº 3.140, de 20 de dezembro de 2005, nos termos que especifica, e dá outras providências.

Entre os objetivos desta matéria estão a incorporação na Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997, as regras relativas à tributação única prevista na alínea “h” do inciso XII do caput e nos parágrafos 4º e 5º do artigo 155 da Constituição Federal, sobre os combustíveis definidos pela Lei Complementar Federal 192, de 11 de março de 2022, com normas de aplicação estabelecidas pelo Convênio do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS)199/22, e pelo Convênio ICMS 15/23, de 31 de março de 2023. 

Projeto de Emenda Constiticional

Também encaminhado pelo Poder Executivo, o , altera a redação do parágrafo 2º do art. 80 da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul. O objetivo é adequar a redação do parágrafo 2º do artigo 80, da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul à nova previsão contida no inciso I do parágrafo 1º do artigo 73 da Constituição Federal, que, por meio da Emenda Constitucional 122, de 17 de maio de 2022, elevou para menos de 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação de membros de tribunais, observando o princípio de simetria. 

Projetos de Lei Complementar

O acrescenta dispositivo à Lei Complementar 179, de 17 de dezembro de 2013, que fixa a Receita do Fundo Especial para o Aperfeiçoamento e o Desenvolvimento das Atividades da Defensoria Pública (Funadep) para o Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado (FUNDEPGE). A proposição visa a redução dos custos dos emolumentos dos serviços notariais e de registros, estabelecendo a diminuição do percentual incidente sobre os atos de escrituras com valor declarado na proporção de 33% (trinta e três por cento), nos recursos destinados Fundo Especial para o Aperfeiçoamento e o Desenvolvimento das Atividades da Defensoria Pública (FUNADEP) e ao Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado (FUNDE-PGE), nos termos da Lei Complementar 179, de 17 de dezembro de 2013.

A evasão de atos de escrituras indica a necessidade de redução real do valor desses emolumentos, de forma que o projeto veicula benefício direto à população e ao Estado de Mato Grosso do Sul. Saiba mais sobre o assunto,

Também em tramitação o do Poder Executivo, que acrescenta dispositivos na Lei Complementar Estadual 95, de 26 de dezembro de 2001, que dispõe sobre a organização da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria tem o objetivo de dispensar aos membros da Procuradoria-Geral do Estado, que exercem função essencial à Justiça, nos termos da Constituição Federal e da Constituição Estadual, idêntico tratamento àquele reconhecido aos membros da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual, no ponto em que prevê o direito à compensação pelo acúmulo de acervo processual ou procedimental.

CCJR

As matéria encaminhadas pelo Poder Executivo seguem para análise de sua juridicidade, constitucionalidade e legalidade pela Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), presidida pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB). As reuniões ordinárias do grupo de trabalho acontecem às quartas. 

Fonte: Site Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Matérias relacionadas
Rio Brilhante: Zé Teixeira requisita mutirão e asfalto
Política

Rio Brilhante: Zé Teixeira requisita mutirão e asfalto

O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, pediu que...

<b> Lei:</b> Pesq Fest passa a constar no Calendário Oficial de MS
Política

Pesq Fest passa a constar no Calendário Oficial de MS

  O Pesq Fest realizado anualmente no município de Paranhos entrou para o...

/* */