O esporte é um ambiente fértil para negócios e, na década de 1980, o marketing esportivo deu um salto gigantesco de qualidade e cifras envolvidas em contratos de patrocínio, sempre se utilizando da imagem de clubes, franquias e, claro, jogadores. E é isso o que veremos em Air: A História por Trás do Logo, filme que conta a origem da histórica parceria entre a Nike e Michael Jordan, maior jogador de basquete de todos os tempos.
Produzido pelo Amazon Studios e dirigido por Ben Affleck (Argo), Air não será um filme sobre Michael Jordan, e sim sobre o produto (ou a marca) criada pela Nike em conjunto com o astro da NBA. A empresa, aliás, deu um salto gigantesco de fama, faturamento e relevância no mundo dos esportes após a chegada dos tênis Air Jordan, lançados em 1984.
Pelo que se pode apurar sobre Air, a ideia de Affleck é, sim, passar um pouco pela origem humilde de Michael Jordan, mas sem a pretensão de ser um filme biográfico. Há, inclusive, materiais mais densos e bem produzidos sobre o astro, como Arremesso Final (2020), da Netflix, que foca no período vitorioso do jogador no Chicago Bulls. As informações são de que a grande personagem no “núcleo Jordan” será sua mãe, Deloris Jordan (Viola Davis), principalmente porque veremos muito pouco o rosto de Jordan.
Além disso, será interessante ver como Sonny Vaccaro (Matt Damon), famosa figura da Nike responsável pela negociação com a família Jordan, vai segurar toda a trama. A aposta é de que o filme gire em torno do empresário, com Affleck, que interpreta Phil Knight, cofundador da empresa, como suporte.
Quem está no elenco de Air: A História por Trás do Logo?
Além de Ben Affleck e Matt Damon, Air: A História por Trás do Logo terá um elenco de peso. Fazem parte da trama Jason Bateman (Hancock), Chris Messina (Vicky Cristina Barcelona), Marlon Wayans (As Branquelas), Chris Tucker (A Hora do Rush) e Viola Davis (A Mulher Rei).
Onde assistir Air: A História por Trás do Logo?
Air: A História por Trás do Logo estará em cartaz no Brasil exclusivamente nos cinemas em 6 de abril. A tendência é que, após o período de exibição, o filme seja um produto exclusivo do Amazon Prime Video.