A equipe de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS desenvolveu duas importantes ações no município de Cassilândia em prol da conscientização do meio ambiente e o monitoramento da qualidade dos serviços de água e esgoto oferecidos a população.
Foram realizadas atividades de educação ambiental para 60 estudantes do ensino fundamental e médio da escola Estadual Rui Barbosa. Os alunos participaram de uma roda de conversa sobre saneamento básico e os quatros eixos e duas oficinas de compostagem e simulação de coleta seletiva.
Coordenadora do projeto de Educação Ambiental na AGEMS, Nauristela Paniago, destaca que o compartilhamento dessas informações nos municípios tem gerado bons resultados entre as crianças e os adolescentes.
“A educação ambiental nas escolas demonstra o compromisso da agência com a promoção de práticas sustentáveis e principalmente reforça o protagonismo que os estudantes possuem nessas ações e o potencial deles no cuidado com o meio ambiente”, explica Nauristela.
AGEMS AMBIENTAL
O projeto de educação ambiental da AGEMS, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, visa atender demandas específicas das escolas e dos professores. Na escola Estadual Rui Barbosa, o planejamento das atividades foi feito em conjunto com o professor Paulo Henrique Rosa Melo que explicou a importância da palestra e oficina realizada pela AGEMS com os estudantes.
“O encontro proporcionou uma abordagem prática e esclarecedora sobre questões ambientais essenciais. A discussão sobre saneamento básico e a oficina de construção de composteira e gestão de resíduos sólidos foram especialmente relevantes, incentivando nossos educandos a refletir sobre suas ações e impactos no meio ambiente. O engajamento e interesse demonstrados pelos alunos durante o evento evidenciam a relevância dessas iniciativas para promover uma educação ambiental eficaz e inspiradora”, comenta o professor Paulo Henrique.
PADRÃO DE QUALIDADE
A equipe de saneamento básico da AGEMS também realizou ações de fiscalização e monitoramento no município afim de melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto.
Essas ações impactam diretamente na qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos principalmente em relação a operação dos serviços de abastecimento de águas, onde as melhorias tinham maior prioridade.
“Em 2024, o município que é conveniado com a agência, iniciou a adequação das infraestruturas das estações de tratamento de esgoto, e planeja melhorar os serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos. A AGEMS é parceira com Cassilândia nessa jornada”, finaliza a engenheira ambiental e sanitarista Danielle Adma.
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul