Mato Grosso do Sul

AGEMS apresenta realizações de saneamento inclusivo no Fórum MS de Economia Inteligente

AGEMS apresenta realizações de saneamento inclusivo no Fórum MS de Economia Inteligente
Compartilhar

 Mais que projetos, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) tem concretizado realizações com o protagonismo regulatório e o apoio a instituições e municípios na promoção do saneamento inclusivo. Isso representa ajudar a fazer chegar os benefícios dos quatro eixos do saneamento básico a todos que precisam.

Os principais avanços nas ações envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem foram apresentados pela diretora de Saneamento Básico e diretora-presidente em exercício da Agência, Iara Marchioretto, no Fórum MS Economia Inteligente.

Promovido pela organização do terceiro setor Du Bem Sustentável, o Fórum reuniu nesta quinta-feira (18), em Campo Grande, representantes dos setores públicos e privados, organizações sem fins lucrativos e promotores de economia circular para compartilhar experiências, iniciativas, resultados e perspectivas que unem economia e sustentabilidade socioeconômica e ambiental. O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel.

“No mundo ideal, investimentos nesse setor têm que ser viáveis técnica e economicamente. O saneamento inclusivo significa que, mesmo que eu talvez não tenha essa viabilidade, eu preciso lembrar que temos pessoas a atender, temos que pensar no cuidado com vidas, encontrar caminhos para levar o saneamento, que é mais saúde nas vidas das pessoas”, resumiu, ao elencar os principais projetos já concretizados da AGEMS.

Regulação, inovação e soluções

Responsável por regular e fiscalizar a prestação do serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em 69 municípios, já com 36 cidades conveniadas para a gestão de resíduos sólidos urbanos, além de 1 convênio drenagem urbana em execução, o suporte às Prefeituras para a qualidade do saneamento é uma realidade nas ações da AGEMS.

Trazendo inovação, a Agência trabalha o conceito de Cidades Inteligentes, com foco na ‘drenagem verde’, incentivando a manutenção de solos permeáveis e as melhores condições ambientais naturais, em vez de apenas a construção de grandes obras em um sistema, a chamada ‘drenagem cinza”.

No Assentamento Guaicurus, em Terenos, uma realidade muito particular vem sendo transformada, com o Projeto Piloto em andamento de completa reabilitação do sistema que fornece água. Agora com rede adequada e tratamento, a iniciativa, em parceria com a Prefeitura e a Associação dos Moradores vai, de fato, promover a inclusão para 31 famílias.

O local é uma área rural, não abrangida no contrato de concessão convencional da empresa de saneamento. “Já são dois anos de muito trabalho, de muitos pedidos, envolvendo regulação contratual, que é onde se faz cumprir o que está no contrato, e regulação discricionária, onde se busca o complemento, as soluções quando existem as lacunas e as necessidades”, detalhou a diretora da AGEMS.

Em outra grande iniciativa, outras 141 mil famílias vulneráveis poderão ser beneficiadas a partir de projeto de ‘tarifa zero” de água e esgoto elaborado pela Agência e submetida para avaliação do governo do Estado. A proposta traz muito mais que os benefícios da tarifa social, que hoje atende cerca de 5 mil famílias, e pretende garantir que a população em condição social de maior precariedade possa receber o saneamento básico que não consegue custear por viver com mínimos recursos.

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Matérias relacionadas
Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde
Mato Grosso do SulSaúde

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução...

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias   
EducaçãoMato Grosso do Sul

Tecnologias e produção de mídias são trabalhadas na EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias  

O projeto “Areias Mídias”utiliza de mídias digitais como podcasts e jornais, proporcionando-lhes...

Estudantes do AJA da EE Eurico Gaspar Dutra criam Horta Sustentável
EducaçãoMato Grosso do Sul

Estudantes do AJA da EE Eurico Gaspar Dutra criam Horta Sustentável

O escopo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática de aprendizado sobre...