Ademir Santana participa de audiência sobre construção do Hospital Municipal e afirma que vai fiscalizar a obra e buscar recursos

19.09.2023 · 12:14 · Vereador Ademir Santana

O vereador de Campo Grande, Ademir Santana (PSDB), participou nesta segunda-feira (18/09) da audiência pública que debateu a construção do Hospital Municipal de Campo Grande, uma obra importante e que deve ser iniciada ainda em 2023.

A audiência foi proposta pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos, que tem como membros Santana e os vereadores Luiza Ribeiro, Júnior Coringa, Valdir Gomes e Clodoilson Pires.

Durante o debate, os vereadores discutiram os gastos com a saúde pública em Campo Grande, os benefícios com a implantação da nova unidade e a criação de uma comissão especial para acompanhar a construção do hospital.

Ao participar da mesa redonda, Ademir lembrou que foi um dos pioneiros na luta pela construção do hospital e afirmou que os parlamentares, além de fiscalizar a obra, vão se empenhar na busca de recursos públicos para concretizar o projeto.

“No meu primeiro mandato, quando assumi em 2007, comecei essa peregrinação para que pudéssemos construir esse hospital municipal. Cheguei a protocolar, junto ao secretário e ao prefeito da época, um ofício com mais de 20 mil assinaturas de pessoas, que coletamos em terminais, em frente aos postos de saúde, nas feiras, no centro da cidade. Nós encampamos essa luta. Hoje, o município gasta 30% do seu orçamento com a saúde e a saúde não é boa, é péssima. Estamos comprando leitos com recursos que poderíamos estar usando no nosso hospital municipal. Nossa luta agora está valendo a pena e estamos aqui para ajudar a prefeitura a construir esse hospital o mais rápido possível para acabarmos com essas filas. Me coloco à disposição, junto com todos os vereadores. Já tivemos uma conversa com o governador Eduardo Riedel e ele está disposto a ajudar, assim como o Ministério da Saúde. Se precisar, vamos à Brasília falar com os nossos representantes para pedir esses recursos”, disse Ademir.

Ele ressaltou ainda a importância de garantir também atendimento pediátrico de qualidade para as crianças.

Projeto

A construção do hospital foi anunciada na semana passada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). Segundo ela, será investido na implantação da unidade um montante de R$ 200 milhões e o objetivo principal é garantir um atendimento rápido e de qualidade à população, resolvendo parte da demanda reprimida atualmente, principalmente de exames e cirurgias.

A administração do hospital será feita por meio de Parceria Público-Privada, e o projeto prevê um prédio de 15 mil metros quadrados, com 10 mil deles de área construída e capacidade para atender 1,5 mil pessoas em seus 250 leitos comuns, 50 leitos de internação, 10 salas de cirurgia, centro de diagnóstico por imagem e suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes serão encaminhados pelas UPAs e CRSs e o Hospital contará ainda com heliponto para atendimento imediato.

O próximo passo é escolher o terreno onde o hospital será construído e a expectativa é que ele seja entregue um ano após o início dos trabalhos.

Junto com a construção do hospital municipal, Adriane anunciou ainda a mudança de endereço do CEM (Centro de Especialidades Médicas), que será transferido para um prédio mais amplo, passando de 25 para 50 salas de atendimento. Já o Labcen (Laboratório Central Municipal de Campo Grande) deve ser levado para o Complexo Hospitalar e Diagnóstico Municipal.

Foto: Wanderley Souza

Luana Sena

Assessoria de Imprensa do Vereador

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande – MS

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!