fbpx

Aberta submissão de trabalhos para feiras científicas do IFMS

Primeira etapa prevê cadastro de informações sobre os projetos. Prazo vai até 1° de setembro. Podem participar estudantes e professores de todo o MS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições gratuitas abertas para os trabalhos a serem apresentados nas feiras científicas da instituição, que ocorrerão presencialmente no mês de outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022.

As feiras acontecerão em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel) e contemplam todo o Estado por meio das áreas de abrangência dos campi.

Com o objetivo de estimular novas vocações por meio de projetos de pesquisa criativos e inovadores, podem participar das feiras estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, das redes pública e privada, além de ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos após novembro do ano passado.

Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante.

Inscrição

Nessa primeira etapa, que vai até 1° de setembro, deve ser feita pelo orientador do trabalho, utilizando o Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos.

Cada trabalho pode ter um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público, e no máximo três (ensino médio) ou cinco estudantes (ensino e fundamental). É possível ainda a inclusão de um coorientador (aluno da graduação, aluno da pós-graduação, técnico-administrativo ou docente).

Inicialmente, é necessário cadastrar informações sobre o orientador e demais autores do projeto e fazer a submissão do resumo expandido, de acordo com o modelo disponibilizado na Central de Seleção.

Um tutorial, com o passo a passo para fazer a inscrição, está disponível aqui.

Demais etapas

Até 14 de setembro será divulgado o resultado da primeira etapa. Os trabalhos classificados como “aprovado com correções” deverão ser adequados e encaminhados novamente.

A última etapa consistirá no envio da documentação do trabalho, também pelo Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, incluindo itens obrigatórios como banner, relatório e caderno de campo. Pode ser feito ainda um vídeo de apresentação, pelos estudantes, sendo sua produção facultativa.

Seleção

A análise da documentação e homologação das inscrições serão realizadas pela comissão organizadora de cada feira.

A avaliação do resumo expandido será realizada por servidores da instituição e pesquisadores credenciados observando aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem.

A previsão é que a relação final dos aprovados para apresentação seja divulgado no dia 26 de setembro.

Avaliação e premiação

Nas feiras, as comissões avaliadoras serão formadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento.

A avaliação será feita com base em critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo.

A premiação será realizada pelos campi. Os trabalhos premiados serão divulgados no dia 7 de outubro. Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental;
  • melhor projeto na categoria convidados, para trabalhos de outros Estados;
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página das feiras do IFMS.

SCT 2022

Anualmente, o Instituto Federal organiza feiras científicas nos campi, como parte da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que possui atividades simultâneas em suas unidades. Em 2022, o evento vai de 3 a 7 de outubro.

O tema da Semana segue o proposto para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações: “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

 

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2022/aberta-submissao-de-trabalhos-para-feiras-cientificas

Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Cleyton Lutz
02/08/2022
E-mail: ascom@ifms.edu.br
www.ifms.edu.br 
www.facebook.com/ifms.oficial
www.youtube.com/ifmscomunica

A URL curta deste artigo é: https://notadiaria.com.br/DgORa
Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!