Dourados em estado de alerta: mais de 700 casos de dengue registrados na cidade
Com mais 12 casos confirmados de dengue, o maior município do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, já totaliza 793 registros positivos da doença. As informações fazem parte do boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta quarta-feira (27).
No último levantamento conforme dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Dourados tinha 773 diagnósticos positivos de dengue. Esses números indicam que a cidade tem média de 114 casos por mês.
“Estamos em estado de alerta. Os ovos do mosquito aedes aegypti, responsável pela disseminação dessas doenças, já foram depositados e eles ficam até 500 dias a espera de água para seguir o ciclo. Quando isso acontece, bastam sete dias para se ter o mosquito em fase adulta”, explica.
Segundo o coordenador de vigilância do município a participação dos moradores é de fundamental importância para controle da doença. “Toda ação é importante, por mínima que seja. Cada um precisa ser responsável pelo cuidado do próprio imóvel e evitar, por exemplo, descarte indevido de embalagens de alimentos vazias em vias públicas”, ressalta Luciano.