8 filmes de terror tão assustadores que fizeram o público passar mal

Alguns filmes de terror muito assustadores são capazes de levar o púlico ao limite. Na história, houve diversos casos de longas que fizeram críticos e espectadores comuns saírem das sessõs de cinema passando mal por conta do que haviam acabado de ver. Seja pelo gore nojento ou pelo estilos de filmagem para causar sensações que vão além do medo, filmes como Terrifier 2, O Exorcista (1973) e A Bruxa de Blair atraíam multidões para os cinemas e ficaram marcados por esse tipo de situação.

Dentre clássicos e longas modernos, veja, a seguir, oito filmes capazes de apavorar ao ponto de desmaiar. Todos os filmes estão disponíveis em plataformas de streaming como HBO Max, Amazon Prime Video ou Netflix. Em todos os itens, você encontra informações sobre repercussão, enredo, elenco e a história por trás do lançamento.

🎬 Conheça 20 filmes perturbadores para assistir online que vão chocar você
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Terrifier 2 conta com as atuações de Amelie McLain e David Howard Thornton — Foto: Divulgação/IMDb

1. A Bruxa de Blair (1999)

Em A Bruxa de Blair, três estudantes de cinema, Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard (os mesmos nomes dos intérpretes), decidem fazer um documentário nas matas do estado de Maryland sobre a lenda de uma bruxa. Misteriosamente, os jovens desaparecem, mas o filme “amador” estilo found footage gravado por eles é encontrado e mostra pistas do que pode ter acontecido na floresta. A Bruxa de Blair (1999) está disponível no catálogo do Telecine e MGM que pode ser acessado pela plataforma de streaming da Amazon Prime Video, onde também está disponível para compra ou aluguel.

Na época do lançamento, o filme ficou conhecido pela experiência ultrapassar a ideia de ficar dentro de uma sala escura. Vale lembrar que os diretores e roteiristas Eduardo Sánchez e Daniel Myrick transmitiram a sensação de que se tratava de um caso real — o que também fez parte do marketing do filme. Na época, a equipe do longa espalhou fotos dos três atores como se realmente estivessem desaparecidos para sustentar boatos e teorias, criando o clima perfeito para o lançamento e, também, para atiçar a curiosidade do púlico.

Mas ao contrário do que se pensa, não foram as cenas de gore do filme que provocaram crises de vômito nas salas de exibição, mas sim o movimento da câmera em primeira pessoa, algo novo na época em que foi lançado. O filme foi considerado um sucesso e ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de Cannes. No IMDb, o longa tem nota 6,5 e aprovação de 86% dos críticos do Rotten Tomatoes.

A Bruxa de Blair foi revolucionário para seu tempo, levando novas sensações aos espectadores do terror — Foto: Divulgação/IMDb
A Bruxa de Blair foi revolucionário para seu tempo, levando novas sensações aos espectadores do terror — Foto: Divulgação/IMDb

O Exorcista está disponível para os assinantes da HBO Max, e conta a história de uma mãe (Ellen Burstyn) que pede a ajuda de um padre psiquiatra (Max von Sydow) após sua filha Regan (Linda Blair) começar a se comportar de forma estranha. Ao longo das investigações, o padre conclui que a criança foi possuída pelo poderoso demônio ancião Pazuzu. Clássico que deu origem a todos os clichês do sobrenatural, O Exorcista foi pioneiro no gênero e efeitos práticos para narrar uma história considerada mau-presságio.

O público da época não estava acostumado com cenas de gore e temas que ambientavam um universo onde o mal podia realmente possuir seus corpos. O resultado de cenas ousadas como cabeças girando 360°, jatos de vômito verde e padres voando pela janela, não poderia ser outro: vários dos espectadores passaram mal. Segundo o portal Metro do Reino Unido, numa estreia do filme em Nova York, pessoas saíram correndo da sessão, enquanto outras vomitaram durante e ainda tiveram aqueles que desmaiaram. Depois de saberem o alvoroço que foi a estreia nos Estados Unidos, os cinemas do Reino Unido colocaram de prontidão ambulâncias para receber os espectadores abalados.

Além dos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Som no Oscar, a maior premiação de cinema até então, a produção é considerada um marco para o cinema entre críticos e jornalistas e vem ganhando sequêcias até hoje – ainda que sem o brilhantismo do original. A reputação se mantém intacta, lhe conferindo uma nota 8.1 no IMDb, a aprovação de 78% da crítica pelo RT.

No filme Regan, uma jovem filha de uma célebre atriz, é possuída pelo demônio — Foto: Divulgação/IMDb
No filme Regan, uma jovem filha de uma célebre atriz, é possuída pelo demônio — Foto: Divulgação/IMDb

O palhaço assassino Art (David Howard) está de volta em Terrifier 2. Ressuscitado por forças malignas, ele vai atrás de uma adolescente (Lauren LaVera) e seu irmão (Elliott Fullam) disposto a matar, torturar e quaisquer que sejam seus desejos mais sangrentos. O filme está disponível no catálogo do Amazon Prime Video, que também tem o primeiro longa, Terrifier (2016).

Tanto o primeiro filme quanto a sequência foram destaque pelo teor apelativo e excessivo do gore, que tem doses generosas sangue e mortes criativas. Essa, inclusive, foi uma escolha consciente do diretor Damien Leone, uma vez que a nova geração de cinéfilos está cada vez mais insensíveis para o horror. Mesmo o trash sendo um risco para a bilheteria de qualquer filme, a popularidade de Terrifier 2 não foi abalada pela escolha.

As notícias de um filme que iria revirar o estômago de qualquer um se espalharam, e as pessoas começaram a ir aos cinemas procurando os assassinatos criativos do palhaço Art. Logo, Usuários do X (antigo Twitter) postavam na plataforma suas experiências de como passaram mal com tanto sangue. A “propaganda” gratuita rendeu uma rede de curiosos espectadores que foram ao cinema checar se o filme era tão sangrento quanto diziam – e as expectativas foram atendidas. Terrifier 2 tem nota 6,1 pontos no IMDb e no Rotten Tomatoes, 86% de aprovação da crítica.

Terrifier 2 restaurou a popularidade do terror gore, com cenas violenta e sanguinárias — Foto: Divulgação/IMDb
Terrifier 2 restaurou a popularidade do terror gore, com cenas violenta e sanguinárias — Foto: Divulgação/IMDb

No filme do diretor Lars Von Trier, um psicanalista (Willem Dafoe) e sua mulher (Charlotte Gainsbourg) se isolam em um casebre por não suportarem a dor de terem perdido seu único filho. No exílio, ambos tiveram que lidar com situações perturbadores que colocaram à prova sua fé e crenças. Anticristo está disponível no streaming MUBI, que pode ser acessado pela plataforma do Amazon Prime Video.

O diretor dinamarquês é bem conhecido por submeter seus atores e espectadores a situações desconcertantes e constrangedoras, além de fazer filmes considerados desconfortáveis por quem assiste. Dito isso, a obra de 2009 causou complicações psicológicas aos espectadores. Anticristo constrói uma atmosfera de ansiedade, com cenas tensas, depressivas e densas retratando as complicações dos personagens. Há relatos de pessoas que passaram mal assistindo, e quando perguntadas pelos funcionários dos cinemas, não sabiam dizer o que estavam de fato sentindo. Disseram que sentiram dores físicas confusas, e um mal estar inexplicável.

Para a crítica, Anticristo é um filme que divide opiniões. Segundo a jornalista Isabela Boscov, é um filme brilhante que faz o espectador não saber o que esperar com as mudanças tensas de humor e narrativa do casal protagonista. Segundo ela, é um filme para aqueles que “têm nervos de aço”. Entretanto, diversos críticos não compartilham da mesma visão – alguns deles já disseram publicamente que assistir ao filme era como enfiar garfos nos olhos. No Rotten Tomatoes, Anticristo recebeu 54% da crítica, equanto no IMDB, recebeu 6,5.

Willian Dafoe é o protagonista do misterioso terror de Lars Von Trier — Foto: Divulgação/IMDb
Willian Dafoe é o protagonista do misterioso terror de Lars Von Trier — Foto: Divulgação/IMDb

5. Jogos Mortais 3 (2006)

No terceiro filme da franquia, Jigsaw (Tobin Bell) está de volta com seus jogos maníacos, mas dessa vez o serial killer precisa da ajuda de uma das vítimas sequestradas. Acamado, ele precisará da ajuda da Dra. Lynn Denlon (Bahar Soomekh) para mantê-lo vivo por tempo suficiente para concluir seu último jogo. Jogos Mortais 3 está disponível na Netflix e Amazon Prime Video.

A franquia é conhecida pelo gore, mas também pelos quebra-cabeças que as vítimas do serial killer devem concluir para não serem mortas brutalmente. Não é de se surpreender que o filme levou pessoas ao desmaio. Segundo a BBC, três adultos passaram mal em uma rede de cinemas durante a estreia na Inglaterra. Uma mulher foi encaminhada para o hospital e outros dois adultos tiveram que ser medicados depois de terem perdido a consciência no cinema.

O terceiro filme da franquia era o mais aguardado na época, dominando as bilheterias norte-americanas no final de semana em que estreou. O público amou o filme, mas apesar disso, Jogos Mortais 3 não agradou à crítica especializada. No Rotten Tomatoes, o filme recebeu 29% de aprovação da crítica e 71% do público, enquato no IMDB, o filme recebeu 6,2.

O terceiro filme da franquia é estrelado por Shawnee Smith que também esteve presente em outros filmes do universo — Foto: Divulgação/IMDb
O terceiro filme da franquia é estrelado por Shawnee Smith que também esteve presente em outros filmes do universo — Foto: Divulgação/IMDb

Um grupo de jovens ativistas decide ir até a Floresta Amazônica para ajudar no salvamento das matas. O cenário se transforma, no entanto, quando o helicóptero cai e os deixa expostos a uma tribo nativa com costumes sanguinários. Canibais está disponível no catálogo da MGM, que pode ser acessada com uma assinatura pelo Amazon Prime Video.

Como o nome indica, o longa é recheado de cenas sanguinárias e violentas que fazem qualquer um revirar o estomago. Por conta disso, durante a exibição do filme noDeauville American Film Festival, um senhor desmaiou e precisou de atendimento. Apesar de ser uma produção do conhecido Eli Roth (Grindhouse), o filme foi um fracasso de crítica e público, com a nota 5.3 no IMDb e 38% da crítica no Rotten. Canibais é estrelado por Lorenza Izzo, Ariel Levy e Aaron Burns e foi classificado como “um trabalho desagradável” pelo crítico de cinema Simon Abrams, cujas resenhas são publicadas no The New York Times.

O longa é um banho de sangue que foi um fracasso de crítica e público — Foto: Divulgação/IMDb
O longa é um banho de sangue que foi um fracasso de crítica e público — Foto: Divulgação/IMDb

Como mais um filme gravado no estilo found footage, V/H/S acompanha um grupo de desordeiros contratado para recuperar uma fita VHS especial em um lugar abandonado. Tudo começa a dar errado quando eles se deparam com mais fitas do que esperavam. O elenco principal é composto por Calvin Lee Reeder (Você é o próximo), Lane Hughes (Você é o próximo) e Adam Wingard (Godzilla vs. Kong). A produção é uma mistura de curtas com diferentes criaturas conhecidas pelos terror e está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Novamente, o que mais parece fazer o público enjoar foi a movimentação da câmera nas mãos de pessoas completamente apavoradas. Sendo proposital ou não, esse efeito caiu como uma luva para o clima desesperador da trama, que levou ambulâncias para as portas do cinema e, segundo Simon Barret, um dos roteiristas, acabou causando um ataque epilético em um espectador. Mas nem a repercussão, foi suficiente para livrar os trio de diretores Matt Bettinelli-Olpin, David Bruckner e Tyler Gillett das críticas negativas. O longa tem nota 5.8 no IMDb e aprovação de 50% dos críticos no Rotten. A má recepção, no entanto, não impediu que o longa ganhasse duas sequêcias.

O ator Calvin Lee Reeder em V/H/S, um terror em primeira pessoa sobre criaturas sobrenatuais — Foto: Divulgação/IMDb
O ator Calvin Lee Reeder em V/H/S, um terror em primeira pessoa sobre criaturas sobrenatuais — Foto: Divulgação/IMDb

8. Boa Noite, Mamãe (2014)

Os irmãos Elias Schwarz e Lukas Schwarz voltam a ver sua mãe (Susanne Wuest), que ficou longe por um período para realizar cirurgias plásticas no rosto. No entanto, a dupla desconfia que a mulher com o rosto enfaixado não seja sua verdadeira mãe, mas uma impostora. O filme está disponível para compra ou aluguel na Apple TV+ e no Amazon Prime Video.

O filme dos cineastas austríacos Veronika Franz e Severin Fiala deixou o público tenso na estreia. Como a dinâmica do longa envolve duas crianças, elementos complicados de se misturar com gore, os espectadores se chocaram com muitas cenas pesadas envolvendo os irmãos – o que rendeu alguns desmaios nas salas de cinema. Mesmo assim, o longa austríaco foi considerado um dos melhores filmes de terror de língua não inglesa de todos os tempos. Aclamado pela crítica, recebeu 85% de aprovação no RT enquanto no IMDB, conseguiu 6,7. Além disso, o filme inspirou um remake americano de 2022, que não alcançou o mesmo sucesso.

A trama foi um sucesso na crítica especializada e acabou ganhando um remake original Prime Video em 2022 — Foto: Divulgação/IMDb
A trama foi um sucesso na crítica especializada e acabou ganhando um remake original Prime Video em 2022 — Foto: Divulgação/IMDb

Com informações de JustWatch, IMDb, Rotten Tomatoes, The Pit e Film.

Veja também: Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!