8 cursos gratuitos do Google sobre IA generativa

O Google Cloud oferece ao público uma série de cursos gratuitos sobre IA generativa através do programa Skills Boost. Por meio de vídeos e materiais em texto, você pode aprender como funciona essa tecnologia e como é possível desenvolver suas próprias soluções em inteligência artificial.

O Google Cloud Skills Boost contém mais de 700 atividades disponíveis, desde o nível introdutório até o mais especializado, nos mais diversos campos de atuação em tecnologia. Para módulos mais avançados, é preciso realizar a assinatura ou comprar créditos do programa — porém, há vários cursos que você pode aproveitar de graça na plataforma.

Cursos gratuitos sobre IA generativa

Continua após a publicidade

Entre os cursos sem custo no Google Cloud Skills Boost, você encontra módulos introdutórios sobre IA generativa, modelos de linguagem de largar escala (LLM) e uma apresentação do Generative AI Studio — serviço da plataforma Vertex AI para a prototipagem de modelos de inteligência artificial.

Os vídeos são apresentados em inglês, com opções de legenda ou transcrição em português. Já os materiais em texto variam entre documentos em português e outros apenas em inglês, especialmente nos links para conteúdos complementares.

Ao realizar um curso na plataforma, você pode testar o seu conhecimento e receber um selo de conclusão ou de habilidade certificado pelo Google Cloud. Para ter acesso às atividades e salvar o seu progresso, você deve se cadastrar com uma conta Google em cloudskillsboost.google.

Continua após a publicidade

Conheça os cursos gratuitos de IA generativa pelo Google.

1. Introdução à IA generativa

O curso de apresentação sobre IA generativa explica o que é, como funciona e como a tecnologia é utilizada em diferentes ferramentas. A jornada de aprendizado é composta por um vídeo de 22 minutos e um material em texto de 30 minutos de leitura.

Após completar o estudo, as pessoas podem realizar um teste para ganhar um selo de certificação de conclusão da atividade.

Continua após a publicidade

2. Introdução aos Modelos de Linguagem de Larga Escala

O módulo de introdução aos modelos de linguagem de larga escala (LLM) apresenta os casos de uso e como é possível ajustar os prompts para obter maior desempenho dos LLMs. O curso é composto por um vídeo de 15 minutos e um documento de 30 minutos de leitura.

Ao terminar o módulo, é possível realizar um teste dos conhecimentos adquiridos para ganhar um selo de conclusão emitido pelo Google.

Continua após a publicidade

3. Introdução à IA responsável

Este módulo de microaprendizagem explica o que é IA responsável, qual a necessidade dessa prática por parte das organizações e quais são os princípios de IA definidos pelo Google.

Continua após a publicidade

Em um vídeo de 9 minutos, as pessoas conhecem ainda como IA responsável é aplicada nos produtos da Big Tech. Após assistir ao material, é possível fazer um teste para obter o selo de conclusão da atividade.

Selo de habilidade: Fundamentos de IA generativa

Após completar os cursos “Introdução à IA generativa”, “Introdução aos Modelos de Linguagem de Larga Escala” e “Introdução à IA responsável”, você pode realizar um teste adicional para receber um selo de habilidade em “Fundamentos de IA generativa”.

Continua após a publicidade

Os selos de habilidades são digitais, emitidos pelo Google Cloud, e podem ser compartilhados nas redes sociais como demonstração dos conhecimentos adquiridos.

4. Aplicações de IA responsável com Google Cloud

Este curso ensina como aplicar soluções de IA responsável a partir de exemplos práticos e lições aprendidas pelo Google Cloud. A formação ajuda a identificar considerações éticas e como adotar uma abordagem responsável nas operações com IA.

Continua após a publicidade

O material conta com 17 vídeos, que somam cerca de 8 horas de conteúdo, além de um documento com textos complementares com mais de 30 minutos de leitura. Ao finalizar o estudo, o curso oferece um selo de conclusão.

5. Introdução à geração de imagens

Continua após a publicidade

O curso de introdução à geração de imagens apresenta a teoria e o funcionamento dos modelos de difusão que transformam comandos de texto em imagens. Além disso, o módulo explica como os desenvolvedores devem treinar esses modelos na plataforma Vertex AI do Google.

O conteúdo é apresentado em um vídeo de 9 minutos, e é possível ganhar um selo de conclusão da atividade ao completar um teste com um mínimo de 75% de acerto.

6. Introdução ao Generative AI Studio

Continua após a publicidade

A introdução ao Generative AI Studio apresenta o produto da plataforma Vertex AI que ajuda na prototipagem e personalização de modelos de IA generativa — seja em texto, imagem, vídeo ou código de programação.

O curso ensina as funções e as opções disponíveis na ferramenta com demonstrações práticas em vídeos e uma lista de leitura recomendada.

Ao completar o estudo, você pode aplicar o que aprendeu no laboratório prático e realizar um teste para ganhar um selo de conclusão do módulo.

Continua após a publicidade

7. Introdução ao Machine Learning

O Google for Developers, plataforma dedicada a soluções para programadores e desenvolvedores, também oferece uma jornada de ensino do básico ao avançado em aprendizado de máquina.

Para dar início ao curso, o módulo “Introdução ao machine learning” traz um vasto conteúdo didático em português, incluindo uma apresentação sobre IA generativa.

8. The Arcade

A plataforma The Arcade é uma solução do Google Cloud para auxiliar o processo de aprendizagem através de uma experiência gamificada. As atividades utilizam os cursos do programa Skills Boost e incentivam os jogadores a conquistar os selos de conclusão e de habilidade para ganhar pontos e trocar por prêmios.

A proposta do The Arcade é trazer novos desafios a cada mês para manter o público engajado e em contínuo desenvolvimento de suas habilidades em IA.

Outros cursos do Google

Além dos cursos gratuitos sobre IA generativa, o Google oferece capacitação em várias outras áreas com os programas “Cresça com o Google”, “Google para PMEs” e “Google for Education”.

Entre as habilidades e certificados que podem ser conquistados nesses programas estão: marketing e e-commerce, análise de dados, gerenciamento de projetos e UX design.

Mostre mais

Artigos relacionados

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!