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Ciência e tecnologia

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(foto: Valdo Virgo)
(foto: Valdo Virgo)

A fadiga mental um problema que pode afetar qualquer pessoa. Ela desencadeada por longas atividades cognitivas, que so frequentes em jornadas de trabalho ou de estudo extenuantes, por exemplo. Cientistas buscam alternativas que ajudem a mitigar os efeitos desse estado psicobiolgico. Em uma srie de experimentos, pesquisadores dinamarqueses observaram que a meditao de ateno plena e as batidas binaurais — usadas na musicoterapia — conseguiram  reduzir os efeitos do cansao mental. As descobertas abrem portas para novas estratgias de combate a esse problema to comum sociedade.

A fadiga mental pode gerar tempos de reao mais lentos e deficits de ateno. Isso afeta a capacidade de se concentrar e de tomar decises durante uma determinada tarefa. O cansao mental geralmente responsvel por acidentes no trnsito ou no local de trabalho e pode levar baixa eficincia do estudo. A fim de evitar esses problemas, pesquisadores escolheram duas atividades que geram concentrao e relaxamento e resolveram testar o seu uso para “neutralizar” a estafa mental.

“Estudos recentes mostram que indivduos que praticam a meditao de ateno plena (mindfulness) apresentam bons ndices de desempenho cognitivo e de enfrentamento do estresse, incluindo memria de trabalho aprimorada e ateno sustentada. H tambm evidncias sugerindo que o uso de batimentos binaurais aumenta essa ateno. Por isso, voltamos nossos olhos para essas duas intervenes”, conta Johanne Lundager Axelsen, professora do Departamento de Psicologia da Universidade do Sul da Dinamarca  e uma das autoras do estudo, publicado no Journal of Cognitive Enhancement.

Na fase inicial, 60 participantes realizaram uma tarefa de ateno sustentada, que exigiu muita concentrao. Em seguida, foram submetidos a testes para saber o quanto a mente divagava, ou seja, o nvel de fadiga mental que os voluntrios apresentavam. A segunda fase consistiu na diviso de trs grupos, compostos por 20 pessoas cada. Um deles ouviu uma trilha de meditao guiada durante 12 minutos, outro, uma faixa de batidas binaurais com a mesma durao, e o terceiro apenas relaxou pelo mesmo perodo.

Em seguida, os cientistas analisaram o humor e a capacidade de concentrao de todos os participantes por meio da tarefa de ateno sustentada, que foi aplicada novamente. Os pesquisadores observaram que os integrantes dos dois primeiros grupos mostraram reduo de fadiga mental, com ndices mais altos de concentrao do que o grupo controle, o terceiro. Os investigadores tambm notaram que os que fizeram meditao e tinham  experincia anterior com a prtica mostraram resultados ainda mais positivos.

“O indivduo pode se sentir mais relaxado e menos afetado pelo cansao mental depois de ouvir a msica. Portanto, os resultados indicam que as batidas binaurais podem ajudar a aguar a ateno, o que, por sua vez, reduz o efeito negativo da fadiga mental”, destaca Johanne Lundager Axelsen. “O mesmo vale para o grupo de mindfulness, principalmente os mais experientes. Isso pode indicar que praticar a ateno plena ajuda voc a se concentrar em uma tarefa em questo. Tambm uma atividade eficaz para lidar com situaes estressantes e ajudar na economia de energia mental.”

Vibrao cerebral

Ronald Fischer, psiclogo e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), destaca que as batidas binaurais so uma tcnica de estmulo ao relaxamento inovadora, mas ainda pouco conhecida (Leia Para saber mais). Segundo o especialista, essa tecnologia mostra efeito positivo devido s alteraes que desencadeiam na atividade neural. “Nosso crebro uma rede de vrias clulas, e as informaes andam dentro dessas redes em ondas, que so oscilaes eltricas. Control-las uma tarefa que pode ajudar na ateno e aumentar o bem-estar, mas algo difcil de ser feito. As batidas binaurais ajudam nisso. So frequncias de sons que atuam modificando a vibrao do crebro, gerando esses benefcios vistos no estudo”, detalha.

O especialista brasileiro tambm acredita que, apesar dos dados positivos obtidos, o estudo precisa de uma anlise com mais indivduos. “Fica difcil confirmar esses ganhos em uma amostra to restrita”, justifica. “Seria importante tambm testar os efeitos dessa prtica na rotina diria, pois, apesar de uma atividade laboratorial conseguir gerar fadiga mental, esse efeito ainda muito diferente do que enfrentamos no cotidiano. Seria interessante expandir esses testes para situaes mais reais.”

Trs perguntas para Kelly Tirelli, psicloga

A senhora acredita que a meditao e as batidas binaurais so 
estratgias que podem ajudar a evitar a fadiga mental, como mostra 
o estudo dinamarqus? De que forma?

 

As batidas binaurais, assim como a meditao, so tcnicas conhecidas h um bom tempo, utilizadas para relaxamento, para auxiliar no autoconhecimento, no controle da ansiedade, no estresse, no nervosismo e na induo do sono. Por serem tcnicas que levam o sujeito a um nvel de relaxamento, acredito, sim, que ajudem a evitar a fadiga mental, mas no somente elas. Temos que pensar em uma juno de fatores que podem colaborar para essa fadiga. Se eu no percebo a causa e no a modifico, continuarei com a fadiga mental presente e recorrente.

Acredita que, ultimamente, sofremos mais com esse problema devido ao estresse cotidiano?

 

Atualmente, temos acesso s informaes e s tecnologias de maneira muito mais rpida. Isso acaba elevando, de muitas formas, os estmulos que chegam ao nosso crebro. As tarefas se sobrepem, as pessoas esto fazendo vrias coisas ao mesmo tempo. Isso acaba sobrecarregando o crebro, assim como o aumento da autocobrana de ter que fazer mais e mais e de ter que dar conta de fazer tudo em menos tempo possvel. Infelizmente, existe a conotao de que, se eu estou descansando depois de um dia cansativo, estou perdendo tempo. Ou se eu no me desdobrar para resolver tudo ao mesmo tempo, de que sou incompetente. como se fosse uma corrida contra o tempo, e essa corrida traz srias consequncias.

Quais as melhores opes para quem quer evitar a fadiga mental?

 

importante observar se voc ultrapassa seus limites, j que a fadiga mental um desgaste intelectual. voc permitir-se dormir a quantidade de horas necessrias, no querer resolver tudo ao mesmo tempo, permitir-se ter momentos de descanso/lazer ou um tempo para no pensar em nada, como pequenas pausas durante o trabalho ou estudo. tambm investir em atividades fsicas, j que sabemos que comprovado o benefcio do exerccio fsico para o crebro. Alimentar-se melhor. melhorar o estilo de vida e cuidar da sade fsica e psicolgica.

Para saber mais

Alterando as frequncias

O crebro humano opera em certas faixas de frequncias, que so medidas em ondas hertz. Elas mudam dependendo de como o indivduo se sente e do que ele faz. As batidas binaurais podem alterar essas frequncias naturais lentamente, em um efeito chamado teoria do arrastamento. As frequncias so recebidas pelo indivduo por meio de fones de ouvido, com sons distintos sendo emitidos em cada orelha. As alteraes ocorrem por meio desse trabalho duplo, constante e sincronizado.

As faixas musicais so construdas de acordo com as sensaes que se quer provocar no ouvinte, como estado de relaxamento e de alerta. Vrias faixas so disponibilizadas ao pblico por meio de aplicativos com uma srie de opes, como auxiliares do sono e eliminao de ansiedade, entre outras. Os cientistas ainda no sabem definir totalmente como essa tcnica gera efeitos positivos. Por isso, defendem que o tema precisa ser mais investigado.

Fonte

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Redação

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