5 mudanças polêmicas em redes sociais que você provavelmente detestou
![5 mudanças polêmicas em redes sociais que você provavelmente detestou](/wp-content/uploads/2023/11/5-mudancas-polemicas-em-redes-sociais-que-voce-provavelmente-detestou.jpg)
Muitas ferramentas são adicionadas todos os anos nas redes sociais, mas nem sempre elas são bem recebidas. Muitos usuários reclamaram quando o Instagram começou a mostrar vídeos curtos por meio do Reels ou quando o Twitter mudou de nome, passando a se chamar “X”. O fato de o selo de verificação do Facebook ser comprado por qualquer pessoa também gerou polêmica, assim como a adição de Stories em quase todas as redes sociais. Nas linhas a seguir, conheça esses e outros casos em que a “inovação” não agradou o público!
- 7 coisas que você faz no WhatsApp que te tornam um ‘tiozão do zap’
- Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝Erro na restauração do WhatsApp? Confira soluções no Fórum do TechTudo
1. Mudança no nome do Twitter
O Twitter passou por uma mudança radical em meados de 2023, alterando seu nome para X. O logotipo de pássaro foi abandonado, dando lugar a uma letra que é constante nos empreendimentos do empresário Elon Musk. No início da carreira, a primeira startup se chamava X.com, passando pela gigante espacial SpaceX, pela inteligência artificial representada por xAI, até mesmo no nome de seu filho, X Æ A-XII.
![Elon Musk fez mudanças no Twitter para deixá-lo com a cara de outros produtos de suas empresas — Foto: Matt Rourke/AP Photo](http://s2-techtudo.glbimg.com/7QVMrbTkHQjUyaQWOr__il3BLzc=/0x0:984x656/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/H/L/piQ0A7SaGlkGWYa0Pr9g/ap21301543628080.webp)
A mudança é criticada devido às conexões emocionais e familiaridade vinculadas ao nome original, o que causa desconforto e desconfiança. A percepção de perda de identidade e investimento emocional na marca anterior, juntamente com a incerteza sobre os motivos da mudança, contribuíram para a resistência por parte dos consumidores.
2. Selo de verificação pago
Agora o Facebook e o Instagram comercializam um serviço por assinatura chamado Meta Verified. Este serviço custa R$ 55,00 por mês e inclui o selo de verificação, figurinhas exclusivas e proteção especializada contra fraudes. Para contratar, basta ser maior de 18 anos, possuir um perfil pessoal público ou privado, desde que associado ao nome completo do usuário e a uma foto de perfil que inclua seu rosto para assinar.
![Instagram permite que o selo de verificação seja comprado — Foto: Raquel Freire/TechTudo](http://s2-techtudo.glbimg.com/BXRFs4scDtnupoc_k4feIrJRDaU=/0x0:1920x1233/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/4/8/AksE4kSUAsBOWxxAHS8A/verificacao-instagram-tire-suas-duvidas-de-como-conseguir-selo-azul.jpg)
A introdução do selo de verificação pago no Instagram e Facebook levantou preocupações sobre uma divisão entre usuários com e sem recursos financeiros. Muitos temem que isso comprometa a autenticidade do selo, tornando-o suscetível a abusos e práticas enganosas. Além disso, a inclusão de um componente pago compromete a associação orgânica, levando à percepção de que a autenticidade nas plataformas pode ser adquirida em vez de conquistada.
3. Instagram sem ordem cronológica
O Instagram começou como uma rede social cronológica, mas mudou com o avanço do uso de algoritmos. Os desenvolvedores defendem que a tecnologia é capaz de selecionar o conteúdo mais relevante para mostrar aos usuários, mas há quem pontue que a mudança acabou deixando o conteúdo da linha do tempo muito enviesado e repetitivo.
As reclamações acabaram surtindo efeito, já que hoje em dia o Instagram tem a opção de feed “Seguindo” que mostra apenas conteúdos de contas que o usuário segue na ordem em que foram publicadas. Essa opção oculta os Stories da página inicial.
![Feed cronológico do Instagram exibe as postagens na ordem em que foram disponibilizadas — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo](http://s2-techtudo.glbimg.com/mR3gLxlgzmVdpRqALlADMjf70Gw=/0x0:3582x2340/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/e/t/iy2CjAQzmP0zC3UBguDA/feed-cronologico-instagram.jpg)
4. Stories em todas as redes sociais
Os stories tiveram início por meio do Snapchat e se popularizaram com o Instagram. Atualmente eles continuam a tomar conta das redes sociais, em alguns casos chegando a ultrapassar as postagens que os usuários realizam no feeds. Chegamos ao ponto que, até mesmo plataformas como o LinkedIn e Airbnb estão adotando esse tipo de recurso.
![Stories estão presentes em diversas redes sociais — Foto: Mariana Saguias/TechTudo](http://s2-techtudo.glbimg.com/ZxQKpGKcx7ujGUTVBwJfGRiKl_4=/0x0:4000x2664/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/e/b/Mf2Ok0S5SCJWsnmKpaBw/tt-151-m.jpg)
Embora as histórias nas redes sociais ofereçam uma nova forma de compartilhar conteúdo, elas também têm impactos negativos. Há quem defenda que esse tipo de postagem gera até estresse devido à necessidade de atualização constante, e intensifica o medo de estar perdendo algo (FOMO).
5. Instagram como rede de vídeos
Competindo diretamente com o TikTok e o YouTube, o Instagram passou a apresentar vídeos recomendados de contas não seguidas e a aprimorar a experiência com tela cheia. Esta ferramenta reflete a transformação das redes sociais de plataformas de conexão pessoal para ferramentas de comunicação e marketing para empresas. Nesse sentido, o algoritmo do Instagram favorece vídeos de entretenimento.
![As redes sociais estão aderindo cada vez mais aos conteúdos em formato de vídeo — Foto: Reprodução/Juliana Campos](http://s2-techtudo.glbimg.com/V7_-kj8vaN1-LTK2MkNEsKNSpeQ=/0x0:695x595/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/5/j/spBuTPSEiOBvKF015FAg/reels.jpg)
O foco crescente em vídeos no Instagram pode ter implicações negativas em vários aspectos. Primeiramente, a mudança intensifica a pressão sobre os usuários para criar conteúdo mais elaborado e visualmente atraente. Além disso, existem também preocupações sobre o consumo excessivo de mídia e distração constante.
Veja também: Como deixar o Instagram privado? Veja o guia completo para celular e PC
![Como deixar o Instagram privado? Veja o guia completo para celular e PC Como deixar o Instagram privado? Veja o guia completo para celular e PC](http://s03.video.glbimg.com/x240/11787130.jpg)
Como deixar o Instagram privado? Veja o guia completo para celular e PC