O WhatsApp é o queridinho dos brasileiros quando se fala em mensageiros instantâneos, mas não alcançou essa posição à toa. A plataforma oferece uma experiência consistente há anos, servindo como principal meio de comunicação para muita gente nos mais diversos contextos.
É possível que um dia você tenha se questionado: o que faz o WhatsApp ser tão bom? O mensageiro da Meta geralmente não é o primeiro a lançar recursos inéditos, mas mesmo assim prepondera no Brasil e, mesmo que apps alternativos cresçam em popularidade, ele continua com a maior fatia de mercado, aparentemente sem chance de perder esse posto tão cedo.
5 Motivos para usar o WhatsApp
Abaixo, veja cinco motivos para usar (ou continuar usando) o WhatsApp:
5. Todo mundo usa
Se você mora no Brasil, o WhatsApp é um aplicativo quase obrigatório para se ter no celular.O mensageiro está presente em 99% dos celulares operantes no país, então é muito provável que amigos, colegas e familiares utilizem o aplicativo — nem que seja em caso de urgência.
A presença quase absoluta do app no Brasil traz algumas praticidades, como a facilidade de encontrar estabelecimentos, organizações, amigos e parentes num lugar só.
4. Novidades o tempo inteiro
O WhatsApp recebe atualizações com muita frequência e boa parte delas com novidades valiosas. O mensageiro tende a demorar a entregar recursos de ponta que já existem em concorrentes como o Telegram, mas consegue atender às principais necessidades dos consumidores comuns e nunca fica muito para trás no que diz respeito às funções mais básicas.
Comunidades, Canais, transcrição de áudio em tempo real, conexão em múltiplos dispositivos e vários outros recursos compõem o programa da Meta, que não para de receber novidades — especialmente na versão Beta.
3. Proteção garantida
Todas as conversas pessoais do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta desde 2016. A tecnologia impede que o conteúdo das mensagens seja interceptado por criminosos, governos ou pela própria empresa ao estabelecer um vínculo único entre o remetente e o destinatário.
O mecanismo protege não só mensagens de texto, mas também arquivos de texto, foto ou vídeo, chamadas em tempo real (voz ou vídeo) e até enquetes. Além disso, a proteção é habilitada por padrão, então o usuário não precisa ativar o recurso manualmente ou abrir mão de funções para garantir a privacidade extra.
2. Disponível de qualquer lugar
O WhatsApp oferece conexão em múltiplos dispositivos há anos e até pode ser usado até em mais de um celular. A sincronização constante entre dispositivos permite que o usuário comece a conversa pelo celular, continue pelo computador e termine num tablet através do navegador, por exemplo.
Inicialmente, era necessário ter o celular conectado à internet para mandar mensagens usando aparelhos secundários, mas isso deixou de ser uma exigência em 2021.
1. Atenção especial ao Brasil
O Brasil é um dos principais mercados consumidores do WhatsApp, então a Meta olha para o país com bastante atenção. Funções novas tendem a chegar ao país antes de desembarcar em outras regiões — como foi o caso da função de pagamentos.
A importância do público local também faz com que o WhatsApp esteja alinhado às autoridades do país, trabalhando em conjunto para entregar uma experiência de qualidade a qualquer momento. A empresa parece comprometida em combater a disseminação de notícias falsas, divulgar informações de qualidade e promover campanhas nos momentos mais importantes, como nas eleições, até com figurinhas temáticas.
Nem tudo são flores no WhatsApp
Embora o WhatsApp tenha muitas qualidades, ele também tem seus defeitos — e há quem prefira passar longe do mensageiro por conta deles. Confira cinco motivos para não usar o WhatsApp e, se tiver curiosidade, veja cinco alternativas gratuitas para se comunicar no dia a dia.