Quem é mais novo talvez não se lembre da primeira grande mudança estética que a Nissan fez no Sentra, em 2007, com direito a uma “música chiclete”, aquela que não sai da sua cabeça, em que o refrão exaltava o design arrojado do sedan.
Em 2023, a montadora não reutilizou o jingle “não tem cara de tiozão, mas roubou meu coração”. O refrão, porém, sintetiza com perfeição o quanto a Nissan acertou no design da 8ª geração do Sentra. E não só nisso.
O Sentra 2023 manteve o motor e o câmbio das versões anteriores, mas eles foram atualizados e recalibrados, transformando um carro que era “amigo dos frentistas” em um modelo bastante econômico para a categoria, como detectamos em nosso review após passar um tempo ao volante do sedan.
Nissan Sentra 2023: público-alvo
O Nissan Sentra 2023 é o carro perfeito para quem busca por design, conforto e desempenho, mas não é adepto do universo dos SUVs e quer fugir do “lugar comum” (no caso, o Toyota Corolla).
A montadora japonesa sabe que o segmento dos sedans está novamente em alta no Brasil e, por conta disso, caprichou nos pontos que o consumidor mais busca em um carro deste porte.
5 motivos para comprar o Nissan Sentra 2023
O Nissan Sentra oferece um ótimo conjunto mecânico, recursos de segurança de última geração e aquele apelo familiar que todo bom sedan precisa ter. Se você também gosta de carros assim, veja a lista que o Canaltech preparou com 5 motivos para comprar o sedan.
5. Design
O design do Nissan Sentra 2023 dispensa comentários. O sedan japonês ficou belíssimo, com a grade dianteira no estilo V-motion casando perfeitamente com os faróis afilados e as luzes de condução diurna.
Os vincos do capô também dão um ar “nervoso” e moderno ao Nissan Sentra 2023 e avisam, já à primeira olhada, que de “tiozão” a 8ª geração do sedan japonês não tem nada.
4. Motor e câmbio recalibrados
A Nissan equipou o Sentra com a 3ª geração do motor MR20 DD, o 2.0 aspirado a gasolina, casado com a 8ª geração do câmbio Xtronic tipo CVT. O conjunto mecânico entrega ao motorista 151cv de potência e 20 kgf/m de torque a 6.000 rpm.
O desempenho do sedan com esses ajustes ficou, na prática, bem similar ao do seu principal rival, o Toyota GLi, que também tem um motor aspirado 2.0 ao capô, mas números, em teoria, melhores, com 177cv de potência e 21,4 kgf/m de torque.
3. Suspensão
Além de recalibrar motor e câmbio, a Nissan também deu atenção especial aos ajustes de suspensão do Sentra 2023. Por conta disso, as incômodas batidas secas ao fim de curso do amortecedor desapareceram, diminuindo sensivelmente ruídos e vibrações.
O sedan também está muito mais estável, com menos rolagem da carroceria, independentemente do modo de condução ou do grau das curvas que tenha que encarar nas ruas e rodovias.
2. Segurança
Um dos maiores motivos entre os 5 para comprar o Nissan Sentra 2023 é a segurança. O carro tem, desde a variante de entrada, recursos que são altamente eficientes no auxílio à condução e na prevenção de acidentes.
O Sentra 2023 Advance, similar à unidade testada pelo Canaltech, conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal, Assistente Inteligente de Frenagem e Acendimento Automático dos Faróis, entre outros.
O item mais bacana, porém, é o premiado Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Este recurso avisa, por meio de um sinal sonoro, que algo (ou alguém) foi esquecido no banco de trás do carro. Ele é acionado por meio do painel digital e entra em ação se o motorista não abrir a porta traseira antes de trancar o carro.
1. Economia
As alterações no design têm uma função que vai além da estética. De acordo com a Nissan, as linhas da carroceria “ajudam a reduzir o arrasto”.
Dessa forma, o conjunto formado por uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do parachoque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô podem ajudar a reduzir o consumo de combustível em até 10%.
Vimos isso na prática nos testes realizados com a versão Advance 2.0 CVT, emprestada pela montadora à reportagem do Canaltech. O Sentra chegou a fazer médias de 11,4 km/l na estrada, no modo Sport, e alcançou incríveis 15,7 km/l quando selecionamos a condução Normal.