O Fiat Fastback era um dos carros mais aguardados do mercado brasileiro em 2022 e surpreendeu no seu lançamento por trazer uma opção realmente interessante ao segmento de SUVs compactos. Derivado do Fiat Pulse, o SUV compacto tem carroceria coupé e diferenciais interessantes que podem agradar.
- Review Fiat Fastback Audace | SUV coupé pode ser o Tempra da sua geração
- 5 motivos para NÃO comprar o Fiat Fastback Audace
O Canaltech teve a oportunidade de passar um tempo com a versão de entrada do SUV coupé da montadora italiana, a Audace, equipada com todos os seus opcionais, e listou os cinco motivos para você comprar o Fiat Fastback Audace.
5. ADAS de série
O Fiat Fastback Audace já vem com o sistema ADAS de série, algo que o diferencia, sem dúvida, de outros SUVs compactos do mercado nacional. Com esse pacote, o modelo coupé ganha recursos como alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção e comutação automática do farol alto.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Para efeito de comparação, esses itens só estão presentes no Fiat Pulse a partir da também nomeada versão Audace, mas, nesse caso, como um opcional, sendo de série apenas na variante Impetus e Abarth.
4. Desempenho
Algo que também agradou muito no contato com o Fiat Fastback Audace foi o desempenho do motor 1.0 turbo, o mesmo que equipa o Pulse. Da mesma forma como aconteceu no SUV compacto, o propulsor teve ótimo comportamento no coupé pois a diferença de peso entre os modelos é de apenas 19kg.
Chegamos a fazer uma longa viagem com o SUV coupé e sua dinâmica na estrada foi excelente, com acelerações vigorosas e retomadas ágeis, dignas de motores maiores. Além disso, no uso urbano, a agilidade também impressionou, mesmo com a carroceria maior.
Oficialmente, a Fiat alega que o Fastback Audace vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Nada mal.
3. Consumo
Como era de se esperar, o consumo do Fiat Fastback Audace também foi muito bom. Conseguimos rodar quase 1000km com o SUV coupé, tanto no etanol quanto na gasolina e nos números em nossas medições foram os seguintes:
Etanol:
- 8,2 km/l na cidade
- 12 km/l na estrada
Gasolina:
- 9,5 km/l na cidade
- 16,2 km/l na estrada
Vale lembrar que a unidade fornecida pela Stellantis para esse teste ainda não tinha ultrapassado os 5 mil km de uso, ou seja, os números podem ser ainda melhores, dependendo do seu estilo de condução.
2. Equipamentos de série
Ao entrar no Fiat Fastback Audace você percebe que trata-se de um carro bem equipado, mesmo sendo uma versão de entrada. O SUV coupé dispõe de uma vasta lista de itens de conforto, segurança e comodidade que podem deixar rivais até mais caros em sérios apuros.
Para que o leitor do Canaltech tenha ideia do que estamos falando, o Fastback Audace é munido dos seguintes itens:
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Função Auto-Hold;
- Controles de estabilidade e tração;
- Sistema de tracionamento TC+;
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Direção elétrica progressiva;
- Faróis full LED;
- Chave presencial;
- Partida por botão;
- Partida remota pela chave;
- Piloto Automático;
- Sensor de Chuva;
- Sensor Crepuscular;
- Sistema ISOFIX;
- 4 airbags;
- Troca de marcha no volante;
- Carregador de celular por indução;
- Saída de ar condicionado para os ocupantes traseiros;
- Ar condicionado digital e automático
- Central multimídia de 8,4 polegadas com espelhamento sem fio (10,1 polegadas é opcional)
1. Porta-malas
O Canaltech é um portal de tecnologia, temos que priorizar os aspectos tecnológicos e de engenharia dos automóveis, mas não podemos ignorar situações em que a experiência de uso será afetada como no caso do porta-malas enorme do Fiat Fastback.
Segundo a Fiat, são 600 litros de capacidade com a medição líquida, mas na medição com blocos, a mais usada pelas montadoras, esse número segue impressionando, com 516l. Mas, na prática, o tamanho indica ser bem maior, tornando o uso para uma viagem de família grande absolutamente tranquila.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Análise em carta de 550 anos pode revelar segredos de Vlad Drácula, o Empalador
- A Motorola finalmente acordou com os novos Edge 30?
- Os 10 filmes mais assistidos da semana (17/12/2022)
- Lançamentos do Prime Video na semana (15/12/2022)
- Lançamentos da HBO Max na semana (14/12/2022)
- Cinestesia ou sinestesia? Entenda a diferença