A Audi apresentou ao público brasileiro a nova geração da família Q8 e-tron, composta por dois tipos de carrocerias: a tradicional, SUV, e a SUV coupé, ambas com propulsão 100% elétrica. E as novas versões chegaram ao mercado com inovações bem interessantes.
Os carros evoluíram e estão diferentes não somente no design, mas também em pacote de equipamentos, motor e sistema de baterias, agora com mais capacidade e maior autonomia. Após ver de perto o SUV “normal” e o modelo Sportback, e de testar rapidamente o SUV 100% elétrico, a reportagem do Canaltech separou as 5 principais inovações que a Audi incorporou ao Q8 e-tron em 2023.
5 inovações do Audi Q8 e-tron
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O Audi Q8 e-tron foi apresentado em duas versões de carroceria — SUV e SUV coupé. Confira as principais inovações que o modelo de luxo 100% elétrico da marca alemã trouxe para o público do Brasil.
5. Nova linguagem visual
Abrindo a lista de 5 inovações do novo Audi Q8 e-tron está justamente a linguagem visual, que é o que mais chama a atenção à primeira vista. A Audi inaugurou com o SUV e com o SUV coupé um novo logo da marca.
O logo com os chamados Audi Rings (Anéis da Audi) agora é dimensional e apresenta uma tonalidade fosca. A ideia da Audi em adotar globalmente essa linguagem minimalista é, segundo os executivos, aumentar o ar de elegância dos carros.
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4. Nova assinatura óptica
Mais uma inovação que faz parte do campo estético e deixou o Audi Q8 e-tron com um visual mais moderno diz respeito à assinatura óptica do SUV 100% elétrico da marca pertencente ao Grupo Volkswagen.
O Q8 e-tron tem novos faróis Matrix em LED e um filete iluminado que os separa em destaque na grade frontal. Os faróis, que também oferecem projeções e animações exclusivas, é bom dizer, fazem parte de um pacote de acessórios e são vendidos por R$ 25 mil (o par).
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3. Retrovisores virtuais
Os retrovisores virtuais do Audi Q8 e-tron não são exatamente uma novidade, mas, sem dúvida, fazem parte do pacote de inovações que o SUV 100% elétrico introduziu no mercado brasileiro.
Eles funcionam por meio de câmeras de alta definição instaladas ao lado do veículo, justamente no local em que os retrovisores tradicionais costumavam ficar. As imagens captadas aparecem na parte interna do veículo, nas portas, e o ajuste é feito por meio de simples toques na tela. Prático, belo e futurista. Também são opcionais e custam R$ 15 mil o par.
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2. Melhorias aerodinâmicas
A quarta entre as cinco inovações que destacamos após os primeiros contatos com a nova geração do Audi Q8 e-tron mistura design e desempenho. Os novos elementos aplicados no para-choque dianteiro deixaram o carro com linhas mais agressivas e com funções que excedem a estética.
Segundo a Audi, eles “otimizam o fluxo de ar que entra no veículo e reduzem a resistência do ar, combinado ao baixo centro de gravidade, que garante maior estabilidade em todas as condições e terrenos”.
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1. Autonomia e recarga das baterias
Fechando a lista de 5 inovações do Audi Q8 e-tron está o combo autonomia + recarga das baterias. E o Canaltech pediu ao próprio presidente da Audi, Daniel Rojas, para explicar o porquê de esse ponto ser tão importante.
“Os novos Audi Q8 e-tron têm mudanças no exterior e no interior, mas, para mim, a autonomia da bateria é a mudança mais importante, pois é a condição mais requerida pelos nossos clientes. A rapidez de carregar a bateria é uma especificação que buscamos muito. Essa mudança é um reflexo do que vai acontecer nos próximos lançamentos. É a evolução do carro elétrico”.
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A empolgação do presidente é justificável pelos números que os novos Audi Q8 e-tron apresentam em relação ao sistema de baterias e à autonomia. O SUV 100% elétrico tem, agora, capacidade 20% maior que a anterior — 114 kWh contra 95 kWh. Por conta desse aumento, o tempo de recarga de 10 a 80% foi reduzido para somente 31 minutos.
A autonomia subiu 33% e, segundo o ciclo oficial do PBEV do Inmetro, é de 332 quilômetros por carga para o SUV e 342 para o Sportback. A medição no ciclo WLTP, utilizada em outros países, é mais generosa e dá ao SUV e ao SUV coupé um alcance que varia entre 571 e 594 km por ciclo, dependendo da versão.