5 funções do iPhone 15 Pro Max que o iPhone 14 Pro Max não tem

O iPhone 15 Pro Max veio com algumas inovações em relação ao modelo da geração anterior, o iPhone 14 Pro Max. O aumento do zoom para cinco vezes — para fotografar com qualidade mesmo a distância —, a troca de material para titânio e a inclusão da porta USB-C estão entre as funções que a Apple incluiu de uma geração para a outra. Mas essas diferenças cobram seu valor: enquanto o iPhone 14 Pro Max é vendido po a partir de R$ 8.999 na Amazon, o celular mais recente é vendido por R$ 9.899 no mesmo marketplace.

As melhorias implementadas pela Apple afetam a experiência do usuário com o aparelho. Com a adoção do material titânio, por exemplo, o iPhone 15 Pro Max ficou mais leve e resistente — pelo menos esta é a promessa da Maçã. A chegada da porta USB-C, por sua vez, permite usar o mesmo carregador para todos os dispositivos Apple. Há ainda inovações mais robustas, como a inclusão da tecnologia Ray Tracing no processador Bionic A17 Pro. Veja, na lista a seguir, cinco funções que apenas o iPhone 15 Pro Max tem.

[Unboxing] Novo iPhone 15 Pro Max em detalhes!

📝 Como ativar 5G no iPhone? Veja no Fórum TechTudo

Uma das mudanças apresentadas pelo novo iPhone 15 Pro Max é a troca do material utilizado no corpo do celular. A Apple optou por substituir o aço inoxidável do iPhone 14 Pro Max por titânio. A mudança tem o objetivo de garantir mais resistência ao smartphone. Segundo a empresa, o titânio tem uma melhor relação entre resistência e peso frente as outras ligas metálicas utilizadas em celulares. Há especulações, inclusive, de que o novo Galaxy S24 também venha com o material.

Vale destacar que a nova geração do iPhone diminuiu o peso, mesmo com um acréscimo na bateria e sem alteração no tamanho da tela. O iPhone 15 Pro Max pesa 221 gramas — 19 gramas a menos que o modelo anterior. No entanto, testes realizados pelo youtuber Sam Kohl, do portal Apple Track, demonstraram uma durabilidade inferior do iPhone 15 Pro Max em testes de queda quando comparado ao iPhone 14 Pro Max.

iPhone 15 Pro Max tem corpo de titânio — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
iPhone 15 Pro Max tem corpo de titânio — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O conector Lightning, presente desde 2012, foi oficialmente abandonado pela Apple com o lançamento do iPhone 15, que trouxe porta USB-C. Esse tipo de conexão já estava disponível no iPad e no MacBook, e sua adoção era esperada pelo mercado, uma vez que a União Europeia impôs medida que unificava a entrada USB do tipo C como padrão para celulares até 2024. A medida foi benéfica para donos de dispositivos da Apple, uma vez que, a partir de agora, será possível utilizar os mesmos acessórios como carregadores para todo o ecossistema da Maçã.

Outro ponto de melhoria é a velocidade de transferência de dados. Enquanto o conector Lightning tinha velocidade de transferência de até 480 Mb/s, o USB do tipo C pode chegar a taxas de até 10 Gb/s. O novo tipo de conector também dá suporte ao protocolo DisplayPort, para conexão do celular para espelhamento de áudio e vídeo diretamente em monitores 4K.

iPhone 15 substituiu a entrada Lightning por uma USB do tipo C — Foto: Isadora Lima/TechTudo
iPhone 15 substituiu a entrada Lightning por uma USB do tipo C — Foto: Isadora Lima/TechTudo

Outra novidade é o zoom óptico com aproximação de até cinco vezes. Trata-se de uma grande melhoria da Apple em relação à geração anterior, que chegava a apenas três vezes de aproximação. Na prática, ter um iPhone 15 Pro Max permite que tirar fotos com mais detalhes e com maior qualidade, mesmo a distância. Essa função deve ser bastante útil para situações em que não é possível se aproximar fisicamente do que será fotografado, como artistas no palco de um show.

O zoom óptico de uma câmera define quão longe a lente consegue se aproximar para registrar fotos e realizar filmagens. Com ele, os objetos ou pessoas fotografadas são ampliadas sem perda de qualidade. O zoom óptico tende a ser melhor do que o zoom digital, uma vez que, neste último, os pixels são “esticados” de forma artificial.

Teste de Zoom: iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro Max

Teste de Zoom: iPhone 15 vs. iPhone 15 Pro Max

4. Gravação de vídeo em modo espacial

A gravação de vídeos em modo espacial é um grande avanço trazido pela Apple para o iPhone 15 Pro e para o iPhone 15 Pro Max. Com o recurso, é possível gravar vídeos em 3D por meio das câmeras ultra-angular e grande-angular para criar a sensação de tridimensionalidade e imersão nos registros. Com a novidade, o foco da Apple é registrar momentos especiais que possam ser revisitados.

Para assistir aos vídeos produzidos em modo espacial, é preciso adquirir um Apple Vision Pro, headset de realidade mista da marca. Esse tipo de vídeo, quando projetado no headset, deve levar a uma sensação de ambientação no momento registrado, com profundidade de imagem e áudio no espaço projetado.

Vídeos 3D gravados com o iPhone 15 Pro Max podem ser vistos e revividos com o Apple Vision Pro — Foto: Divulgação/Apple
Vídeos 3D gravados com o iPhone 15 Pro Max podem ser vistos e revividos com o Apple Vision Pro — Foto: Divulgação/Apple

5. Processador Bionic A17 Pro com tecnologia Ray Tracing

A última geração de processadores móveis da Apple trouxe um aspecto inédito nos smartphones da marca: o recurso Ray Tracing acelerado por hardware. Essa tecnologia é similar à vista em placas de vídeo para computador e promete trazer gráficos mais suaves e experiências mais imersivas com realidade aumentada e em jogos.

O Ray Tracing é um tipo de renderização de gráficos 3D que busca reproduzir luzes e sombras com maior fidelidade. Isso quer dizer que jogos que se beneficiem da tecnologia devem exibir efeitos mais realistas no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max. Entre os títulos possivelmente contemplados estão Resident Evil Village, Resident Evil 4, Death Stranding Director’s Cut e Assassin’s Creed Mirage.

Resident Evil 4 Remake ganha versão nativa mobile repleta de ação para o iPhone 15 Pro, iPad e Mac — Foto: Divulgação/Capcom
Resident Evil 4 Remake ganha versão nativa mobile repleta de ação para o iPhone 15 Pro, iPad e Mac — Foto: Divulgação/Capcom

Com informações de Apple

Nota de transparência: o TechTudo mantêm uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de dezembro de 2023.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!