Segundo estimativa da ONU, 51% da população mundial vai estar acima do peso em 2035, o que lança luz sobre a necessidade do combate de forma massiva ao ganho excessivo de peso. Mas mais do que perder, uma questão importante é como evitar o reganho de peso. Felizmente, a ciência pode ter algumas respostas.
- Ganho de peso tem relação com tipo de alimento, e não com quantidade, diz estudo
- Ganhar peso após os 40 não é culpa do metabolismo; entenda
Ainda que estudos já tenham revelado que perder peso é benéfico à saúde mesmo se engordar depois, muitas pessoas se deparam com o desafio de evitar o reganho. Um estudo publicado na revista Science Advances já ajudou a entender um dos principais determinantes do risco de obesidade, o que é meio caminho andado. Mas existem comportamentos que ajudam na prática:
Tenha hábitos saudáveis de sono
Dormir pouco pode prejudicar a tarefa de manter o peso, segundo um estudo apresentado no European Congress on Obesity (ECO), na Holanda. Os pesquisadores indicaram que, para equilibrar o sono, é necessário fazer duas horas de atividade física por semana.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Para se ter uma noção, domir por apenas seis horas pode causar diversos prejuízos, como o aumento dos riscos de pressão alta, colesterol alto e depósitos de gordura que se acumulam nas artérias. A prática ainda está ligada diretamente à obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Não se culpe pelos deslizes
Faz parte do processo entender que os deslizes podem acontecer. Isso porque a manutenção de um peso saudável exigirá gerenciamento ao longo da vida, então não é algo momentâneo ou pontual. Encarar a situação de forma muito restrita pode inclusive atrapalhar.
Os especialistas recomendam que, quando houver um deslize, o melhor é fazer planos para voltar aos trilhos o mais rápido possível. Por exemplo, se você acha que pode ter comido demais no fim de semana, considere isso adicionando algumas caminhadas extras à sua rotina na próxima semana.
Mantenha uma vida ativa
As atividades físicas são importantes para perder peso, mas não devem ser deixadas de lado enquanto a sua meta for manter o peso atual e evitar o reganho. Se deixar para trás por completo as atividades físicas, os riscos de voltar a engordar são bem maiores.
Anteriormente, já revelamos quanto exercício físico deve ser feito para compensar um dia de sedentarismo: cerca de 30 a 40 minutos por dia. Vale perceber que uma rotina de exercícios dividida em treinos curtos traz bons resultados também!
Crie uma rotina
Desenvolver uma rotina saudável, ou seja, aderir a hábitos na sua vida (tanto no sentido de alimentação quanto exercícios) também ajuda a evitar o reganho de peso, porque mesmo com as oscilações na motivação, basta continuar fazendo o que você já faz naturalmente, no cotidiano.
Acompanhe seu peso
Entenda que o peso flutua em até 1kg a 2kg ao longo da semana. Ao se pesar regularmente, é possível contemplar uma faixa de peso personalizada de seu peso médio mais alto e mais baixo. Isso ajudará a acompanhar seu peso e a entender se precisa fazer alguma alteração na dieta ou nos exercícios.
De qualquer maneira, além de administrar esses hábitos para evitar o reganho de peso, é de extrema importância continuar o acompanhamento com um especialista (ou, ainda, com uma equipe multidisciplinar).
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- O que explica o sucesso absurdo da RAM Rampage no Brasil?
- Chun-li pelada interrompe campeonato de Street Fighter 6
- Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
- Review BMW 320i | Porta de entrada para um caminho sem volta
- 6 celulares usados para comprar sem medo em 2023
- Realme C53 | O celular bom e barato quase perfeito