O aplicativo Arquivos, compatível com o sistema operacional iPhone (iOS), tem diversas funções interessantes que são desconhecidas pelos usuários. A maioria delas consegue facilitar tarefas do dia a dia, como as opções de conversão de formatos de fotos e escaneamento de arquivos, por exemplo, que podem ser feitos em questão de minutos através de poucos cliques.
🔎 iPhone: 7 funções muito úteis de apps nativos que você deveria usar hoje
Além disso, também há outros recursos interessantes disponíveis, como o de remover fundo das imagens, o que torna a edição de arquivos de imagem inda mais fácil. Veja, a seguir, a lista preparada pelo TechTudo com alguns recursos úteis que o Arquivos pode fazer.
Aplicativo Arquivos disponível em celulares iPhone (iOS) faz edições rápidas em diferentes tipos de documentos — Foto: Reprodução/Marvin Costa
📝 Como ativar o 5G no iPhone? Veja no Fórum TechTudo
É possível escanear documentos de forma nativa com o aplicativo Arquivos. Essa é uma medida que pode facilitar o procedimento no dia a dia, principalmente daqueles usuários que não têm uma impressora ao seu alcance.
Para realizar o escaneamento, basta entrar no Arquivos e, em seguida, apertar no ícone de reticências (…), localizado na parte superior da tela. Após isso toque em “Escanear documentos”. Aponte a câmera para o documento e o enquadre para aguardar o procedimento de escaneamento ser finalizado. Depois, é só salvar o arquivo no armazenamento do dispositivo.
Aplicativo Arquivos do iPhone permite que usuários escaneiem documentos rapidamente — Foto: Reprodução/Gisele Souza
2. Editar, criar e preencher PDFs
Como o app Arquivos, o usuário também consegue criar PDFs a partir de imagens e textos, editá-los e preencher formulários neste formato. Para isso, pressione a imagem ou texto desejado e clique em “Ações Rápidas” para, em seguida, tocar em “Criar PDF”.
Quanto ao preenchimento de formulários, é preciso abrir o arquivo a ser alterado e clicar no último ícone na parte inferior da tela e todos os campos a serem preenchidos ficarão em destaque na cor azul. Basta digitar e ajustar o texto de acordo com o espaço de cada campo disponível.
Com o aplicativo Arquivos usuários conseguem editar e preencher PDFs — Foto: Reprodução/Gisele Souza
3. Compactar e descompactar arquivos
Outra opção é a de compactar e descompactar arquivos. Com o dispositivo iOS, ao invés de recorrer a aplicativos de terceiros, o procedimento fica mais fácil com o aplicativo. Para efetuar uma das duas ações, dentro do app, toque no botão de reticências (…) e clique em “Selecionar”. Logo na sequência escolha um arquivo e o pressione para apertar, depois, o botão “Comprimir”, caso queira diminuir o tamanho do arquivo, ou “Descomprimir” caso precise reverter a ação. Após comprimir, o arquivo fica com sua nomeação acompanhada do nome “zip”.
App Arquivos do iPhone possui recurso de comprimir e descomprimir documentos — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Com o app, também é possível simplificar o procedimento de conversão de imagens para diferentes formatos. Ou seja, o usuário consegue transformar uma imagem de formato JPG por exemplo, em PNG ou HEIF.
Para realizar a ação, escolha a imagem e a pressione. Após isso, toque em “Ações rápidas” e, depois, em “Converter Imagem”. Selecione o formato do arquivo que deseja entre as opções JPEG, PNG e HEIF, assim como o tamanho desejável, se pequeno, médio, grande e original para que a imagem fique salva na mesma pasta de origem.
Imagens podem ser convertidas para outros formatos dentro do aplicativo Arquivos no iPhone — Foto: Reprodução/Gisele Souza
5. Remover fundos de fotos
Em momentos de edição de imagem, a função de remover os fundos de fotos é extremamente útil e, através do aplicativo Arquivos, esse processo pode ser feito de forma rápida. Ao encontrar a foto dentro do app, pressione-a e clique em “Ações rápidas” e, em seguida, em “Remover Fundo”. Com esta ação, automaticamente um novo arquivo, contendo o fundo transparente, será criado na mesma pasta.
Recursos de edição de imagens como remoção de fundo estão disponíveis no aplicativo Arquivos — Foto: Reprodução/Gisele Souza
Com informações de MakeUseOf
Veja também: 6 funções básicas do iPhone que todo usuário deveria saber
iPhone: 6 funções básicas que todo usuário deveria saber fazer no iOS