4 serviços do Google para curtir o Carnaval

O Google possui uma série de recursos úteis para o folião que deseja curtir o Carnaval ou evitá-lo a todo custo. São apps e serviços que permitem localizar os locais da folia, encontrar percursos para desviar dos blocos ou até assistir à distância a maratona de cinco dias de festa.

  • Google e OFF trazem “previsão de mosquitos” para o Brasil
  • 9 projetos do Google que usam IA para promover arte e cultura

A maioria das indicações são de serviços já existentes, mas fortalecidos para este momento importante para o Brasil. Essa é uma prática recorrente do Google para ajudar o usuário, independentemente se ele vai descansar em casa ou se terá fôlego para pular o Carnaval.

Recursos do Google para o Carnaval

4. Pesquisa do Google

O Google vai exibir uma lista completa dos blocos carnavalescos programados (Imagem: Divulgação/Google)

A primeira novidade é a exibição de informações carnavalescas na Busca e no Maps. Quem fizer uma pesquisa no buscador poderá encontrar os principais eventos de Carnaval em destaque, com datas, horários, locais e pontos de venda.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

A pesquisa também deve exibir emissoras de TV parceiras que estão transmitindo ao vivo o Carnaval. O Google não mencionou quais seriam, mas dá para imaginar emissoras nacionais e locais, além de canais digitais.

Para acessar o recurso, é só pesquisar por “Carnaval” ou termos relacionados. A companhia explica que grandes eventos específicos, como “Carnaval de Salvador” e “Galo da Madrugada” terão páginas especiais de destaque com notícias e vídeos.

3. Google Maps

O Maps vai ajudar nas andanças pela cidade durante as festividades. Os foliões poderão obter navegação para chegar no ponto exato de contração dos blocos ou das festas. Já os moradores receberão alertas de interdição no transporte público e fechamento de vias nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

O app ainda deve exibir zonas em amarelo contornadas por uma linha pontilhada, o que indica uma alta concentração de pessoas. Isso pode orientar motoristas a buscar uma rota alternativa para evitar a muvuca. Esses dados são obtidos graças ao recurso de circulação ao vivo de pessoas, que permite identificar se um lugar está estranhamente mais movimentado que o normal.

Ainda é possível ver o quão movimentada uma região está em diferentes horários do dia, bem como os estabelecimentos do local, como restaurantes, lojas e espaços culturais. A medida pode ajudar os foliões a evitar a área quando estiver muito cheia.

Haverá uma integração do serviço com o aplicativo Blocos de Rua, que apontará links para a localização dos bloquinhos no Maps. Lembre-se de sair mais cedo para evitar congestionamentos ou bloqueios, que podem atrapalhar a folia.

2. Google Shopping

Quem ainda não garantiu sua fantasia pode pedir uma ajudinha para o Google (Imagem: Divulgação/Google)

Para quem não pegou uma fantasia ainda, a empresa vai oferecer dicas de lojas com adereços. É só pesquisar por “lojas de fantasias perto de mim” na Busca para receber uma lista de comércios nas redondezas que ofereçam compra ou venda.

Serão exibidos o telefone, o endereço, o horário de funcionamento e a forma de compra — online ou presencial. Tudo deve funcionar como uma compra regular, porém voltada para os foliões descolarem a sua roupa para pular o carnaval.

1. Transporte público

Para quem depende de ônibus e metrô, o Google tem uma ferramenta que permite estimar a aglomeração no transporte público. Tomando por base uma taxa de ocupação, é possível saber se é um bom momento para chegar ou sair da festa.

É preciso usar o app do Maps no Android ou no iOS, com o serviço de localização ativado, para obter as atualizações em tempo real. O Google também exibe algumas orientações e informações básicas, como o horário de chegada, o local departida, o tempo de espera, a estimativa de chegada e algum possível atraso.

Lembre-se que não existe ferramenta melhor do que a consciência, então curta o Carnaval com responsabilidade. Nada de beber e dirigir, brinque sem importunar ninguém e paquere só quem permitir. Aproveite as festas ou descanse muito!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso
  • Microsoft encerra rede social que ninguém lembrava da existência
  • Bactérias do intestino podem influenciar na depressão, aponta estudo
  • The Flash │ Galeria de uniformes do Batman esconde vários easter eggs do filme
  • Anti-inflamatório rejuvenesce sangue de camundongos em estudo
  • Banco PAN oferece 5 mil bolsas para formação de desenvolvedores

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!