20 filmes que completam 20 anos em 2023

Estamos ficando velhos e a maior prova disso é que filmes que marcaram nossa infância e adolescência estão completando 20 anos em 2023. Lembra-se do burburinho na escola para aquela estreia? De como seus amigos estavam ansiosos para assistir ao fechamento daquela trilogia? Ou mesmo de como vimos o que hoje é um clássico surgir no cinema? Pois tudo isso já é velharia.

Sim, aqueles filmes que acompanhamos há duas décadas como novidade já são antigos a ponto de já terem idade para beber e dirigir. Uma geração inteira nasceu nesse meio tempo e, em muitos casos, não fazem ideia da importância dessas preciosidades.

O tempo passa para todos e perceber como aquela comédia romântica que você tanto gostava envelheceu é uma boa forma de se dar conta disso. E, para fazê-lo sentir ainda mais o peso da idade, o Canaltech listou 20 filmes que completam 20 anos em 2023.

Só vale um adendo importante: no início dos anos 2000, ainda era muito comum que as estreias internacionais demorassem alguns meses para chegar ao Brasil. Assim, filmes lançados em 2002 chegaram aqui só em 2003, enquanto alguns foram empurrados para 2004. Para manter as coisas mais coesas (e lógicas) seguimos a data original de cada longa.

20. American Pie: O Casamento

Começamos nossa lista com a prova definitiva de que estamos ficando velhos. Lembra-se da franquia American Pie, a comédia besteirol que marcou a adolescência de toda uma geração que cresceu sem internet e que precisava de filmes para assistir a filmes mais picantes? Pois 2003 marcou a estreia de American Pie: O Casamento, o terceiro longa da série e a despedida do elenco original.

Em outras palavras: se você acompanhou a franquia, quer dizer que a sua adolescência já acabou há duas décadas.

American Pie: O Casamento está disponível na Netflix e no Star+.

19. Demolidor: O Homem Sem Medo

Os filmes de quadrinhos ainda eram uma exceção em 2003. Os primeiros X-Men e Homem-Aranha ainda eram sucessos recentes e sinalizaram que esse era um nicho que poderia se tornar muito lucrativo, mas que Hollywood ainda não sabia explorar direito. Assim, os estúdios atiravam para todos os lados e com uma precisão terrível.

Demolidor é um belo exemplo disso. O filme do Homem Sem Medo foi a estreia de Ben Affleck no universo de super-heróis e, já naquela época, ele foi massacrado por sua atuação como o herói cego da Marvel. E, 20 anos depois, ele segue apanhando do pessoal — embora Demolidor tenha conquistado uma aura meio cult/trash nesse período.

Demolidor: O Homem Sem Medo está disponível no Prime Video, Star+ e HBO Max.

18. Carandiru

O início dos anos 2000 também foi muito bom para o cinema nacional. Depois do sucesso de Cidade de Deus no ano anterior, 2003 foi a vez de Carandiru chegar às telas e retratar um dos episódios mais brutais da história do país.

Baseado no livro de Drauzio Varella, o longa mostra não só a chacina dentro do presídio, mas tem a sensibilidade de contar as histórias dos detentos que foram vítimas da brutalidade policial.

Carandiru está dispoonível no Globoplay.

17. Como Perder um Homem em 10 Dias

Um dos grandes clássicos das comédias românticas, Como Perder um Homem em 10 Dias completa 20 anos em 2023. E embora seu roteiro siga a fórmula básica de qualquer filme do gênero, ele caiu no gosto do público justamente pelo carisma de seus personagens.

O mais interessante disso tudo é ver a transformação de seu elenco ao longo desses anos todos. Matthew McConaughey deixou o posto de galã para trás para emplacar produções mais sérias, enquanto Kate Hudson optou por uma carreira bastante variada, das clássicas comédias a histórias mais conceituais. Mais recentemente, foi uma das estrelas de Glass Onion: Um Mistério Knives Out.

Como Perder um Homem em 10 Dias está disponível no Prime Video e no Telecine.

16. X-Men 2

O fato de X-Men 2 ser lembrado até hoje como o melhor filme dos mutantes diz muito sobre o que a franquia se tornou nas mãos da Fox. Basicamente, são 20 anos sem um bom filme pelos personagens que já foram o carro-chefe da Marvel.

O grande segredo do filme está no fato de ele entender muito bem a essência do que faz o grupo ser tão popular nos quadrinhos. Assim, a trama explora bem a questão do preconceito e da perseguição em um roteiro que segue atual até hoje.

X-Men 2 está disponível no Disney+.

15. Matrix Reloaded e Revolutions

Outro sinal claro de que o tempo passou de forma implacável é que já estamos celebrando o aniversário de duas décadas do fim da trilogia Matrix.

Em 2003, o lançamento dos dois capítulos finais da saga — seguimos ignorando Resurrections por aqui — reacendeu a febre do sobretudo de couro e dos óculos de sol na mesma medida que soube aproveitar a popularização da internet para criar um dos primeiros grandes fenômenos de hype.

Matrix Reloaded e Matrix Revolutions estão disponíveis na HBO Max.

14. Todo Poderoso

Todo Poderoso é um marco até hoje na comédia por uma série de razões. Embora Jim Carrey já fosse um ícone da comédia antes disso, o filme em que ele assume o papel de Deus o colocou em uma nova prateleira no panteão dos humoristas. Um clássico atemporal que sobreviveu muito bem à passagem do tempo.

Todo Poderoso está disponível no Star+.

13. Procurando Nemo

Mesmo na época em que os lançamentos da Pixar ainda eram grandes acontecimentos, a estreia de Procurando Nemo foi um marco incrível em termos de animação. O salto de qualidade que a aventura no fundo do mar teve em relação ao projeto anterior do estúdio, Monstros S/A, é colossal e todo mundo ficou embasbacado com a perfeição do desenho — isso sem falar de sua história apaixonante.

Trata-se de um trabalho tão bem feito que é até difícil acreditar que já se passaram 20 anos disso tudo. Tanto que é possível assistir à animação hoje em dia sem perceber que o peso da idade.

Procurando Nemo está disponível no Disney+.

12. O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas

Mais um filme que é um marco da passagem do tempo: já se passaram 20 anos desde que Arnold Schwarzenegger deixou a franquia O Exterminador do Futuro. O terceiro longa, A Rebelião das Máquinas, teve uma recepção bem morna por não conseguir manter o nível de seu antecessor e por trazer um John Connor (Nick Sthal) nada heróico.

Tanto que a série parece ter perdido o rumo desde então, com algumas tentativas de retomar o conceito, mas sem muito sucesso. Assim como X-Men, são duas décadas sem um Exterminador decente.

O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas está disponível no Star+ e Paramount+.

11. Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra

Já se passaram 20 anos desde que fomos amaldiçoados com a franquia Piratas do Caribe. Sim, o filme se tornou uma maldição não apenas para nós, mas também para seu elenco.

O sucesso do longa condenou Johnny Depp a levar os trejeitos de Jack Sparrow para todos os personagens, de modo que a gente não pode mais ver um pirata com lápis no olho sem sentir um calafrio.

Foi uma tentativa tão massiva de enfiar Sparrow goela abaixo que é difícil ter o mínimo de nostalgia com Piratas do Caribe.

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra está disponível no Disney+.

10. +Velozes + Furiosos

A maior prova da longevidade da série Velozes e Furiosos é o fato de que, há 20 anos, já estávamos falando dela. E não do primeiro longa, que apresentou a ideia de salvar o mundo acelerando seu carro, mas já de sua sequência. +Velozes +Furiosos chegou aos cinemas em 2003 já dando início à criativa tradição da franquia de trazer títulos cada vez mais absurdos.

E o curioso é que o segundo filme era bem diferente do que aquilo que suas sequênias apresentaram. Além de não ter Vin Diesel no elenco, o escopo do roteiro era bem menor. Ao invés de salvar o mundo ou de desviar um meteoro fazendo drift no espaço, a trama era bem mais pé no chão com uma disputa de gangues e policiais infiltrados. Uma simplicidade que ficou comendo poeira no passado.

+Velozes +Furiosos está disponível no Prime Video, Star+ e Telecine.

9. Oldboy

Antes de Parasita, Oldboy era a grande referência de cinema coreano por quase duas décadas. E com razão, já que o filme de Park Chan-wook é incrível em todos os sentidos.

Com uma história imprevisível, cenas de ação muito bem dirigidas e uma brutalidade ainda pouco comum no cinema ocidental, é um longa de cair o queixo até hoje.

8. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Mais um alerta de velhice: O Senhor dos Anéis já acabou há 20 anos. Ao lado de Matrix, a estreia de O Retorno do Rei foi o grande evento cinematográfico de 2003 — com a diferença de que, neste caso, o filme era bom.

Na verdade, bom até demais. No ano seguinte, ele concorreu a 11 Oscar e ganhou tudo, o que o coloca na lista de maiores vencedores da premiação até hoje.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei está disponível no Prime Video e HBO Max.

7. Kill Bill Vol. 1

Quentin Tarantino já era o gênio que todo mundo conhece em 2003, mas Kill Bill Vol. 1 ajudou a apresentar o diretor para um público completamente novo. Até porque, antes da Noiva sair retalhando todo mundo, ele passou seis anos sem lançar nada novo.

E o longa foi um verdadeiro fenômeno ao misturar todas as referências que Tarantino tanto gosta. Além do roteiro inteligente e dos diálogos ágeis que marcam sua produção, Kill Bill ainda era esteticamente muito poderoso, seja com a roupa amarela que referencia Bruce Lee, os elementos orientais que eram muito estilosos ou mesmo a violência exagerada que fazia cada arranhão jorrar litros de sangue.

Kill Bill Vol. 1 está disponível para compra e locação na Microsoft Store e Google Play.

6. Escola de Rock

Escola de Rock marcou a infância de muita gente e é até um pouco triste olhar as fotos dos atores hoje em dia. Ver aquelas crianças como marmanjos barbados é sentir-se um idoso senil.

E é curioso notar como, apesar do sucesso que o filme fez na época, foram poucos os atores mirins que seguiram atuando. Com exceção de Miranda Cosgrove. que emplacou o seriado iCarly pouco tempo depois, parte do elenco abandonou o cinema e alguns até tiveram destinos bastante trágicos.

Escola de Rock está disponível para compra e locação na Microsoft Store, Google Play, Amazon e iTunes.

5. Encontros e Desencontros

Embora não seja a estreia de Scarlett Johansson no cinema, Encontros e Desencontros é o primeiro grande papel da atriz. Em 2003, a futura Viúva Negra tinha apenas 19 anos e foi escolhida por Sofia Coppola para contracenar com Bill Murray nesse clássico.

As desventuras de dois desconhecidos que se cruzam nas ruas de Tóquio é tão incrível que abriu as portas de Hollywood para a jovem atriz — e o resto é história.

Encontros e Desencontros está disponível na Netflix e no Lionsgate+.

4. Freddy x Jason

Os crossovers sempre foram uma paixão da cultura pop. Só que, nos anos 1980 e 1990, não eram os encontros e super-heróis que empolgavam o público, mas o confronto de monstros. E isso só foi acontecer nas telas em 2003 com Freddy x Jason.

O problema é que, naquela época, os ícones do terror já não tinham mais tanta relevância, sendo mais caricaturas do que foram no passado. O resultado foi um filme medíocre que serviu para mostrar que nem tudo o que os fãs pedem merece ser feito.

Freddy x Jason está disponível na HBO Max.

3. As Panteras: Detonando

Já se passaram 20 anos desde que todo mundo foi ver As Panteras: Detonando para ver Rodrigo Santoro em Hollywood e descobriu que o brasileiro não falava nada.

Por muito tempo, essa foi uma piada entre o público sobre a ida de atores tupiniquins para o mercado estrangeiro, mas a verdade é que Santoro abriu as portas de verdade para nossos astros. Depois disso, ele teve participações cada vez maiores e em grandes projetos, como Simplesmente Amor e 300, isso sem falar de séries como Lost e Westworld.

As Panteras: Detonando está disponível na HBO Max.

2. Lisbela e o Prisioneiro

O sucesso de O Auto da Compadecida colocou o diretor Guel Arraes entre os principais nomes do cinema brasileiro no início dos anos 2000. Por isso, em 2003, o lançamento de Lisbela e o Prisioneiro foi um marco no país — e que ajudou a consolidar o bom momento do cenário.

Além disso, consagrou também a regravação da música Você não me ensinou a te esquecer por Caetano Veloso, um clássico que segue castigando corações há 20 anos.

1. Irmão Urso

Um dos filmes mais subestimados da Disney, Irmão Urso chegou aos cinemas em um período em que a qualidade das animações 2D do estúdio estava bem inconstante — o que fez muita gente torcer o nariz para esse desenho.

A história do homem que se transforma em urso e segue em uma jornada a uma montanha mágica ao lado de um ursinho não só é muito divertida como também um dos roteiros mais tristes e emocionantes que você vai ver.

Irmão Urso está disponível na Disney+.

Fonte

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!