18 filmes sobre inteligência artificial para saber mais do tema
Diversos filmes usam a IA como tema, desde produções mais antigas – com clássicos do cinema – até longas mais atuais. Veja lista de obras em que a inteligência artificial é abordada Inteligência artificial é um assunto extremamente popular no mundo, capaz de influenciar diversas áreas, mas que ainda gera muitas dúvidas. Ferramentas como o ChatGPT e assistentes virtuais (tipo Alexa), além de fotos polêmicas criadas por IA, são apenas alguns exemplos de como este tema está presente no dia a dia. No cinema, os filmes já exploram, imaginam e problematizam a inteligência artificial há anos. Obras como O Exterminador do Futuro, 2001: Uma Odisseia no Espaço e Blade Runner provocam reflexões sobre IA antes mesmo do tema se popularizar.
O TechTudo separou 18 filmes sobre inteligência artificial para você assistir, desde clássicos do cinema, até sucessos recentes (passando por obras exclusivas dos streamings). Os longas estão disponíveis em plataformas como: HBO Max, Amazon Prime Video, Netflix, Apple TV+, Paramount+ e Disney+. Veja a lista a seguir.
🎬 10 séries sobre viagem no tempo para assistir online hoje mesmo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Matrix é um dos grandes clássicos do cinema e fala sobre Inteligência Artificial desde 1999
Reprodução/Slasher Film
📝Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A lista do TechTudo traz um resumo e alguns detalhes importantes de 18 filmes que falam sobre inteligência artificial, além de indicar a plataforma de streaming onde é possível assisti-los. No índice abaixo, veja todos os títulos que serão abordados:
Matrix
Her
Eu, Robô
Ex Machina – Instinto Artificial
O Exterminador do Futuro
Blade Runner
WALL-E
2001: Uma Odisseia no Espaço
Robocop
A.I.: Inteligência Artificial
O Homem Bicentenário
Kimi
M3GAN
Chappie
Transcendence
Missão: Impossível – Acerto de Contas
Agente do Futuro
I Am Mother
1. Matrix (1999, 2003 e 2021)
Onde assistir? HBO Max e Amazon Prime Video
A franquia Matrix estreou em 1999 e ganhou as continuações Reloaded (2003), Revolutions (2003) e Resurrections (2021). O primeiro filme, dirigido pelas irmãs Wachowski e estrelado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss, revolucionou o gênero de ficção científica ao apresentar o protagonista Thomas Anderson e o sistema artificial Matrix, que manipula as mentes de todos e cria a ilusão de um mundo real para as pessoas.
Sucesso absoluto de público e crítica, o primeiro Matrix está disponível no HBO Max (assim como os outros longas da franquia) e no Amazon Prime Video. Também é possível alugar a trilogia na Apple TV+ ou no YouTube. Para ter noção da relevância do filme, no IMDb a produção está avaliada com uma nota 8.7, em uma escala de 10. Além disso, acumula 88% de aprovação da crítica e 85% do público no Rotten Tomatoes. Não à toa, Matrix venceu as quatro categorias em que foi indicado no Oscar de 2000: Montagem, Mixagem de Som, Edição de Som e Efeitos Visuais.
Trinity (Carrie-Anne Moss) e Neo, o pseudônimo de Thomas Anderson (Keanu Reeves), em Matrix, de 1999
Divulgação/Warner Bros.
2. Her (2013)
Onde assistir? Netflix e Amazon Prime Video
Her conta a história de Theodore Twombly, um homem que convive com uma assistente virtual e se apaixona pela personalidade do sistema, intitulado Samantha. O filme, que estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque, em 2013, conta com direção de Spike Jonze e nomes como Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Scarlett Johansson no elenco. O longa conquistou os prêmios de Melhor Roteiro, no Oscar e no Globo de Ouro, e foi eleito o melhor filme do ano pelo National Board of Review.
Além de aclamado pelo público e crítica, Her gerou comparações da personagem Samantha com as assistentes virtuais da vida real, como Siri, da Apple, e Cortana, da Microsoft. No agregador de notas Rotten Tomatoes, o filme recebeu 94% de aprovação da crítica e 82% por parte do público. Já no Metacritic, acumulou a nota 91/100 dos especialistas e 8.6/10 dos espectadores.
Her é protagonizado por Joaquin Phoenix no papel de Theodore Twombly
Divulgação/Warner Bros. Pictures
3. Eu, Robô (2004)
Onde assistir? Disney+
Eu, Robô, estrelado por Will Smith, se passa em 2035 em um mundo onde os robôs são usados para servir os humanos. A fim de manter a segurança e a ordem, os robôs precisam respeitar as chamadas “Três Leis dos Robóticos”, em que não podem ser violentos com os humanos. No entanto, tudo começa a mudar quando o Dr. Miles (James Cromwell) aparece morto e o principal suspeiro é justamente um robô. O incidente coloca em questão se as máquinas foram capazes de descobrir uma forma de subverter a ordem.
Baseado no livro homônimo de Isaac Asimov, o filme tem avaliação 7,1 de 10 no IMDb, com 34 mil avaliações dando nota 10 ao título. No Metacritic, o público dá nota 8 para o longa-metragem, que pode ser assistido no Disney+, ou ser alugado em serviços como YouTube e Amazon Prime Video.
Eu, Robô mostra o momento em que robôs ganham autonomia e consciência
Reprodução/Apple TV
4. Ex Machina – Instinto Artificial (2015)
Onde assistir? Netflix e Amazon Prime Video
Um jovem programador tem a oportunidade de testar uma Inteligência Artificial criada por um bilionário. No entanto, ele percebe, cada vez mais, que a IA é imprevisível e supersofisticada, e começa a se questionar em quem pode confiar. Isso é o que conta a sinopse de Ex Maquina – Instinto Artificial, lançado em 2015 e estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac.
Disponível para aluguel em inúmeros serviços de streaming, o filme recebeu duas indicações ao Oscar de 2016: Melhor Roteiro e Melhores Efeitos Visuais, sem contar a indicação de Alicia Vikander ao Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante, pelo papel de Ava, a Inteligência Artificial da história. No Metacritic, a produção foi avaliada em 78 de 100 pela crítica e 8.0 de 10 pelo público, enquanto a aprovação no Rotten Tomatoes foi de 92% e 86%, respectivamente. No IMDb, o longa recebeu a nota 7.7.
Alicia Vikander interpreta Ava, a inteligência artifical de Ex Machina
Divulgação/Universal Pictures Internacional
5. O Exterminador do Futuro (1984, 1991, 2003, 2009, 2015 e 2019)
Onde assistir? Prime Video, Paramount+, Star+, Netflix e HBO Max
Uma das franquias mais memoráveis da história do cinema, O Exterminador do Futuro encantou o mundo ao apresentar Arnold Schwarzenegger como o assassino viajante no tempo conhecido como Exterminador, que, em sua primeira aparição, volta de 2029 para 1984 (ano de lançamento do filme). O sucesso e impacto da obra são representados pelos 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A história começa mostrando a luta entre homens e máquinas, em que o ser-humano luta para destruir a inteligência artificial Skynet.
A aclamação geral do primeiro longa, dirigido por James Cameron, deu origem a novos filmes e até a uma série. A trilogia original está disponível no Amazon Prime Video (o terceiro filme também aparece no catálogo da Paramount+). Já os longas mais recentes, O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009), O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015) e O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019) podem ser vistos no Star+, Netflix, Prime Video e HBO Max. O Exterminador do Futuro (1984) possui avaliação de 8.1/10 no IMDb, além de 84/100 da crítica e 7.6/10 do público, no Metacritic.
Imagem clássica de Arnold Schawarzenegger no papel principal de O Exterminador do Futuro
Divulgação/Paramount Pictures
6. Blade Runner (1982 e 2017)
Onde assistir? HBO Max, Netflix, Paramount+ e Amazon Prime Video
Blade Runner – O Caçador de Androides é mais uma franquia histórica e indispensável para fãs de ficção científica e interessados no tema das Inteligências Artificiais. O primeiro filme, lançado em 1982 e com direção de Ridley Scott, conta a história de uma rebelião de replicantes, que são androides que vivem disfarçados na humanidade. Entre os prêmios conquistados, Blade Runner venceu a categoria de Melhor Fotografia, tanto pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles quanto pelos Prêmios da Academia Britânica de Cinema (BAFTA), onde também conquistou Melhor Figurino.
O sucesso do longa acarretou em uma continuação, Blade Runner 2049, lançado em 2017. No IMDb, os filmes acumulam, respectivamente, as notas 8.1 e 8.0. Já no Rotten Tomatoes, a crítica os avaliou em 89% e 88%, enquanto tiveram uma aprovação de 91% e 82% entre o público. O primeiro filme da franquia está disponível no HBO Max, e o segundo se encontra na Netflix, Paramount+ e Amazon Prime Video.
Tanto Blade Runner – O Caçador de Androides, quanto Blade Runner 2049 figuram entre as principais produções de ficção científica de todos os tempos
Divulgação/Warner Bros. Pictures
7. WALL-E (2008)
Onde assistir? Disney+
Única animação da lista, WALL-E foi lançado em 2008 pela famosa parceria Disney e Pixar. O filme é dirigido por Andrew Stanton e mostra a vida do personagem-título, um robô que tem a função de limpar o planeta Terra coberto de lixo, no ano 2100, e se apaixona por outra robô, chamada EVA. A produção acumulou diversas premiações, incluindo Globo de Ouro e Oscar de Melhor Filme de Animação.
WALL-E é um sucesso absoluto entre público e crítica. Exemplo disso são as notas no Rotten Tomatoes: 95% de aprovação da crítica e 90% do público. Além disso, acumulou a nota 95 entre a crítica e 8.8 entre o público no Metacritic. Por fim, recebeu 8.4 de avaliação no IMDb. Você pode assistir ao longa animado na plataforma Disney+.
O robô Wall-e, protagonista do filme de 2008, tinha como função limpar a Terra do lixo produzido pelos humanos
Divulgação/ Disney/Pixar
8. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Onde assistir? HBO Max
Considerado por muitos como o melhor e mais importante filme de ficção científica da história, 2001: Uma Odisseia no Espaço é dirigido por Stanley Kubrick e explora diferentes temas, como tecnologia, vida extraterrestre, viagem espacial, evolução humana e, claro, inteligência artificial. A história acompanha uma expedição de astronautas em busca por evidências de que o ser humano não está sozinho. A obra cinematográfica, lançada em 1968, ganhou o Oscar de Efeitos Visuais e foi indicada também às categorias de Diretor, Roteiro Original e Direção de Arte.
2001 é um verdadeiro marco para a história do cinema e está disponível no catálogo do HBO Max. O indiscutível impacto da história de Kubrick (co-escrita por Arthur C. Clarke) é representado nas notas dos sites de crítica. No IMDb, a produção foi avaliada em 8.3, já no Metacritic teve 84 entre a crítica especializada e 8.2 entre o público. No Rotten Tomatoes, a aprovação foi de 91% e 89%, respectivamente.
Cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço que mostra a parte interior da nave Discovery One
Divulgação/Warner Bros.
9. Robocop (1987)
Onde assistir? Amazon Prime Video
Mistura dos gêneros de ação e ficção científica, o primeiro Robocop apresentou o policial Alex Murphy, vivido por Peter Weller, que é morto por criminosos e transformado em um ciborgue. Quem assina a direção do filme é Paul Verhoeven e o elenco ainda conta com Nancy Allen, Dan O’Herlihy, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer e Ronny Cox.
O longa abriu caminho para outras produções, transformando-se em uma extensa franquia. Mas foi o Robocop de 1987 que conquistou grande aclamação, chegando inclusive a vencer um Oscar de Efeitos Sonoros. O filme, que está disponível no Amazon Prime Video, tem 91% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e 84% do público. Já no IMDb, é avaliado com nota 7.6 de 10.
Antes de ser Robocop, o ciborgue fora da lei, Alex Murphy era um policial
Divulgação/Orion Pictures
10. A.I.: Inteligência Artificial (2001)
Onde assistir? Prime Video e Apple TV+
Dirigido por Steven Spielberg, A.I.: Inteligência Artificial foi lançado em 2001 e mostra a difícil jornada do menino-robô David (Haley Joel Osment), criado para ter sentimentos humanos. O filme foi indicado a duas categorias no Oscar (Efeitos Visuais e Trilha Sonora), três no BAFTA (Efeitos Visuais, Direção e Trilha Sonora) e três no Globo de Ouro (Direção, Trilha Sonora e Ator Coadjuvante, para Jude Law). O longa se encontra disponível para aluguel nos catálogos do Amazon Prime Video e do Apple TV+.
O filme é considerado um dos principais títulos sobre inteligência artificial. Aliás, era inicialmente um projeto de Stanley Kubrick (diretor e co-roteirista de 2001: Uma Odisseia no Espaço), que queria explorar justamente o tema de máquinas com sentimentos. Nos agregadores de notas, acumula 75% de aprovação da crítica e 64% do público no Rotten Tomatoes, além de avaliação de 7.2 no IMDb.
Interação do menino-robô David (Haley Joel Osment) com Gigolo Joe (Jude Law) em A.I.: Inteligência Artificial
Divulgação/Warner Brothers e DreamWorks Pictures
11. O Homem Bicentenário (1999)
Onde assistir? Prime Video e Apple TV+
Esta comédia dramática, estrelada por Robin Williams e dirigida por Chris Columbus, conta a história de um robô doméstico, que trabalha para a mesma família há 200 anos. A máquina começa a incorporar características humanas, como emoções, e acaba desejando se transformar em humano e ter sua liberdade.
O filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de melhor maquiagem. O longa tem nota 6.9 de 10 no IMDb e, apesar de não ser considerado um grande sucesso de público ou crítica, pode ser uma história interessante para quem deseja ter uma visão mais lúdica sobre aquilo que chamamos de machine learning (o aprendizado da máquina).
O Homem Bicentenário é protagonizado por Robin Williams
Reprodução/IMDb
12. Kimi (2022)
Onde assistir? HBO Max
Angela Childs (Zoë Kravitz) tem agorafobia (medo de situações e/ou locais sem fuga e ajuda em casos de ansiedade intensa) e trabalha de casa em uma empresa de tecnologia, responsável pela assistente virtual Kimi. Porém, ela descobre evidências de um crime e precisa enfrentar o próprio transtorno, que a impede de sair do apartamento onde mora, para denunciá-lo. Essa é a sinopse do filme, que está disponível no catálogo da HBO Max.
Kimi, thriller dirigido por Steven Soderbergh, foi lançado em 2022 e teve uma recepção mais positiva entre a crítica do que entre o público. No Rotten Tomatoes, por exemplo, o longa tem 92% de aprovação entre a crítica especializada e apenas 55% entre o público. No IMDb, a produção foi avaliada com nota 6.3/10.
Zoë Kravitz como Angela Childs em Kimi, de 2022
Divulgação/Warner Bros. Pictures
13. M3GAN (2023)
Onde assistir? Prime Video
O filme de terror aborda a história de um modelo de boneca realista, programada para ser a melhor amiga de uma criança. É neste contexto que a funcionária de robótica Gemma (Allison Williams) decide presentear sua sobrinha órfã, Katie (Violet McGraw), com um Model 3 Generative Android, mas as coisas acabam por ficar violentas.
Sucesso de bilheteria, o título pode ser interessante para quem gosta de filmes de terror. O longa soma 93% de aprovação da crítica e 78% do público no Rotten Tomatoes, enquanto no Metacritic as notas são de 72 dos especialistas e 6.6 do público.
M3GAN ganhou a estatueta de Melhor Terror no 6º Hollywood Critics Association Midseason Film Awards
Reprodução/IMDb
14. Chappie (2015)
Onde assistir? Netflix
Chappie se passa em um futuro próximo, onde os policiais humanos são substituídos por robôs extremamente resistentes e que possuem inteligência artificial. É neste cenário que Deon (Dev Patel), o cientista criador dos androides, rouba um modelo com defeito, conseguindo fazer com que ele tenha sentimentos e pensamentos próprios. No entanto, as autoridades começam a ver Chappie como uma ameaça e iniciam uma caçada para que ele seja o último de sua espécie.
O filme mistura ficção científica, ação, comédia e drama. No IMDb, soma nota 6,8 de 10 em 272 mil avaliações. Apesar de não ter se destacado entre os especialistas do Metacritic, com nota 41 de 100, o público do site o avalia com 7,2 de 10.
Chappie mostra um robô que desenvolve pensamentos e emoções próprios
Reprodução/IMDb
15. Transcendence – A Revolução (2014)
Onde assistir? Prime Video
Dr. Will Caster (Johnny Depp) é um cientista com autoridade em experimentos de inteligência artificial, mas com alguns projetos muito controversos. Sua postura lhe dá fama, mas também desperta a ira de extremistas antitecnologia, que tentam matá-lo. Após o atentado, o cientista pede que sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu amigo Max Waters (Paul Bettany) transfiram sua consciência para a máquina que ele mesmo construiu.
O filme, dirigido por Wally Pfister, não foi bem recebido pela crítica (nem mesmo pelo público), principalmente por problematizar questões importantes, mas não desenvolver da forma mais interessante. Por isso, tem notas baixas em todos os agregadores mais famosos.
Transcedence fala sobre os limites seguros da inteligência artificial
Reprodução/IMDb
16. Missão: Impossível – Acerto de Contas parte 1 (2023)
Onde assistir? Prime Video e Apple TV
Ethan Hunt (Tom Cruise) precisa, mais uma vez, salvar o mundo da iminente destruição. Desta vez, uma inteligência artificial ameaça a existência humana, criando deepfakes, apagando imagens, invadindo servidores ao redor do mundo e prevendo comportamentos. A Entidade, como é conhecido o algoritmo, usa seus agentes humanos para dificultar ainda mais a missão de Ethan e seu parceiro. Para vencer esta nova ameaça, eles precisam recorrer aos truques antigos e analógicos.
O filme faz sucesso entre público e crítica, inclusive nos agregadores de nota. No Rotten Tomatoes, a taxa de aprovação é de 96% e 94%, respectivamente para críticos especializados e público geral. As boas notas se repetem no Metacritic, com nota 81 dos especialistas e 7.9 dos espectadores. Interessados podem assistir ao filme no Prime Video ou na Appke TV.
Acerto de Contas é uma duologia dentro da franquia Missão: Impossível
Reprodução/The Movie Database
17. Agente do Futuro (2014)
Onde assistir? Prime Video e Apple TV
Jacq Vaucan (Antonio Banderas) trabalha para a empresa Robotic Corporation, que faz investigações sobre a manipulação de robôs. Em um de seus trabalhos de rotina, o agente acaba descobrindo mistérios complexos com grandes consequências para o futuro da humanidade. É o que diz a sinopse do filme, dirigido por Gabe Ibáñez e ambientado no ano de 2044.
Além de Antonio Banderas, o longa traz no elenco nomes como Robert Forster, Melanie Griffith e Javier Bardem dublando um dos robôs. Apesar de já ter 10 anos de lançamento, o filme não traz muitas críticas em sites especializados.
Agente do Futuro traz Antonio Banderas em um mundo distópico
Reprodução/IMDb
18. I Am Mother (2019)
Onde assistir? Netflix
I Am Mother é um filme da Netflix estrelado por Hilary Swank (Menina de Ouro e P.S. Eu te amo). A sinopse indica que a história se passa em um cenário onde a humanidade está à beira da extinção, e uma jovem é criada em uma base isolada por uma androide, a quem chama de “mãe”. Quando outra mulher chega ao local, as atitudes da robô vão fazer a menina se questionar sobre o seu real propósito na terra.
No Rotten Tomatoes, as avaliações ficam em 89% de aprovação para a crítica e 75% do público. Já no IMDb, o filme tem nota 6,7 de 10. Interessados podem assistir ao longa-metragem, com 113 minutos, na Netflix.
I Am Mother fala sobre a dominação dos robôs
Reprodução/IMDb
Com informações de Collider, GeeksforGeeks, Men’s Healph, MovieWeb e National Museums Liverpool.
Mais do TechTudo
Veja também: assista ao vídeo e conheça tudo sobre o streaming Apple TV+
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming