O ChatGPT pode ser um grande aliado para quem trabalha com social media: além de criar sugestões de posts e legendas, o chat de IA generativa pode ser útil para conhecer melhor o público e analisar as métricas de performance em cada rede social.
É possível chegar a esses resultados com a ajuda de prompts bem detalhados e repletos de informações sobre a conta que cada pessoa precisa gerenciar. Quanto maior for o repertório da IA sobre o contexto, mais ela pode oferecer resultados personalizados e específicos.
Exemplos de prompts do ChatGPT para social media
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Antes de iniciar qualquer conversa, tenha em mente que não é ideal enviar dados sensíveis sobre o indivíduo ou a empresa usada, pois essas informações podem ser usadas para treinamento de IA no futuro — no lugar disso, priorize informações que não exponham esses nomes.
Veja, a seguir, algumas sugestões de prompts:
Planejamento e análise
- Crie um cronograma de publicações para Facebook e Instagram para o mês de janeiro. O perfil é sobre [insira informações sobre a marca] e os posts precisam abordar [insira sugestões de tema];
- Liste as principais palavras-chave que podem ser usadas para gerenciar um perfil de [insira informações sobre o perfil];
- Sugira uma série de hashtags que podem ser usadas para aumentar o alcance de uma conta sobre [insira mais informações da conta] no Instagram;
- Crie uma persona para análise de público-alvo com base numa marca que [insira informações da marca];
- [Envie as métricas de performance de redes sociais em texto] Resuma os principais pontos das estatísticas do mês e dê três dicas sobre como mudar o planejamento no mês seguinte para melhorar os resultados.
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Criação de conteúdos
- Crie legendas de posts para o feed do Instagram sobre [insira assuntos e informações sobre a conta];
- Monte um roteiro de vídeo para TikTok sobre [insira o assunto e a quem o perfil da marca atenda];
- Crie um post sobre [insira o assunto] indicado para pessoas com mais de 40 anos;
- Crie uma legenda sobre [insira o assunto] voltada para chamar a atenção de seguidores da geração Z;
- Crie uma biografia para página do Facebook com estas informações: [insira manifesto da empresa ou dados sobre a marca];
Redes sociais específicas;
- [Insira um texto grande] transforme este texto num post de 280 caracteres;
- [Insira um texto grande] transforme este texto numa thread para o Twitter;
- [Insira um manifesto de empresa] transforme este texto numa apresentação para post do LinkedIn;
- Crie uma estratégia de publicações no Instagram que divida os conteúdos entre Stories, publicações no feed e vídeos no Reels;
- Dê ideias de assuntos para criar uma pasta no Pinterest para uma empresa de [insira dados da empresa].
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De forma geral, o importante é oferecer dados sobre o perfil em si, o público-alvo e os assuntos mais recorrentes. No lugar de enviar um prompt com “escreva um post de Instagram sobre cosméticos”, tente algo mais específico para a situação, como “escreva um post de Instagram sobre cosméticos de uma marca especializada em cremes, que atende classes A e B e vende os produtos via e-commerce”.
Dê o seu toque final
Lembre-se que o ChatGPT é um assistente, então a criação da IA não deve ser o resultado final. É importante que você faça ajustes para deixar o conteúdo com a cara do perfil ou use as sugestões como um molde para novas produções, de forma que todos os textos fiquem autênticos.
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Caso você precise de mais recursos da IA para o trabalho, como um modelo mais avançado e ferramentas de personalização, vale a pena conhecer a assinatura paga do ChatGPT Plus.