15 jogos que desapareceram e você talvez nem lembre de ter jogado

Nem todos tiveram um grande sucesso comercial, mas seus lançamentos foram acompanhados de perto pelos fãs e tiveram grandes campanhas de marketing. Porém, com o tempo, não deram certo e acabaram desligados, ficando, hoje, inacessíveis. Veja, a seguir, 15 games que não existem mais e são até desconhecidos por boa parte do público gamer.

Battleborn nasceu como um competidor de Fortnite, sendo um jogo multiplayer de combate entre equipes e em primeira pessoa. Vários personagens mostravam suas habilidades nas arenas e o game foi recebido com alguma empolgação. Lançado em 2016 como um jogo pago, Battleborn passou a ser grátis em 2017 e foi removido das lojas em 2019, tendo seus servidores desligados pela 2K Games, sua produtora, em 2021. Hoje, mesmo quem comprou uma cópia física não consegue jogar, tendo em vista que se trata de um título exclusivamente online.

Gotham City Impostors chegou para PS3 e Xbox 360 em 2012 como um jogo que se passava no universo do Batman, mas não usava o personagem de fato. Os “impostores”, no caso, eram personagens visivelmente fantasiados com roupas de Batman e Coringa, enfrentando-se em disputas multiplayer de arena. O game era pago e depois foi relançado, no mesmo ano, como experiência gratuita. A falta de personagens famosos da franquia do Homem-Morcego prejudicou seu apelo. Em 2014, o game teve servidores desligados, mas só foi removido das lojas em 2021.

Marvel Heroes Omega tem uma história curiosa: o game foi lançado em 2013 como Marvel Heroes Online e trazia, em seu time de desenvolvimento, pessoas que trabalharam na série Diablo, da Blizzard, ou seja, a expectativa era alta. Além disso, era possível jogar com vários personagens famosos da Marvel, tanto em batalhas de tempo real quanto em missões. O jogo mudou de nome em 2015 mas não deu certo, e a falta de atualizações fizeram Omega perder força. Seus servidores foram encerrados em 2017.

Talvez um dos maiores sucessos da lista, Club Penguin foi um MMORPG simplificado, lançado com foco no público infantil em 2005. No game, os jogadores controlavam simpáticos pinguins que interagiam em salas e ambientes diversos. O game chegou a ter 200 milhões de usuários registrados. Porém, por mudanças de estratégias dentro da Disney, que detinha os direitos, o jogo teve sua produção encerrada em 2017.

A versão original de Final Fantasy 14 Online, lançada em 2010 para PC, falhou em vários aspectos, apesar do sucesso constante da franquia. Criticada por fãs do mundo todo, a versão tinha vários problemas técnicos e de execução, tanto que a Square Enix “matou” o jogo, para depois relançá-lo em 2013, com o subtítulo de A Realm Reborn. O Final Fantasy 14 Online era bem mais limitado, caro e com poucos aspectos interessantes aos fãs da série.

Curiosamente, Jump Force não era um jogo exclusivamente online. Ele podia ser jogado online e offline desde que foi lançado, em 2019. O game de luta trazia vários personagens de anime em uma mesma arena, com batalhas em trios. Porém, problemas de licenciamento e também baixas vendas fizeram com que a Bandai Namco removesse o game das lojas em 2022. Quem ainda tem o título instalado pode jogar normalmente, mas não espere acessar suas funções online ou comprar suas DLCs. O jogo chegou originalmente para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Mostre mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desativar seu adblock para continuar!