A chegada de um novo ano é também o início de muita expectativa para os fãs de cinema. Afinal, significa que filmes muito aguardados vão finalmente estrear e que é apenas uma questão tempo para isso acontecer. E, em alguns casos específicos, isso é ainda mais emblemático, pois marca o fim de uma espera que parecia não ter fim.
E como os adiamentos se tornaram uma constante na indústria — ainda mais em um período pós-pandemia —, ver longas que passaram por várias mudanças de data finalmente ganhando as telas é motivo de comemoração. Assim, em 2023, não vão faltar razões para os fãs celebrarem.
Pensando nisso, o Canaltech listou 13 filmes adiados que finalmente serão lançados em 2023.
13. Creed 3
Começamos nossa lista com a estreia de Michael B. Jordan na direção. O novo capítulo da franquia Rocky chega aos cinemas no próximo dia 2 de março, o que significa que vamos ver Adonis Creed subir aos ringues muito em breve. Só que, na verdade, já era para essa luta ter acontecido há algum tempo.
Segundo o cronograma oficial da Warner Bros, o primeiro longa da série sem Sylvester Stallone deveria ter estreado em novembro de 2022, mas acabou sendo empurrado alguns meses para a frente. A razão da mudança não foi revelada.
Uma das razões especuladas seria a necessidade de mais tempo para fazer ajustes na pós-produção. Como foi divulgado, Creed 3 vai ter cenas inteiramente filmadas em Imax para criar uma ambientação muito mais imersiva para o público na hora das lutas — e isso é algo que exige muito trabalho. Por isso mesmo esperamos que a demora valha a pena.
12. Shazam! Fúria dos Deuses
Com toda a reformulação interna dentro da Warner em relação à DC, todos os filmes de super-heróis da editora passaram por inúmeros adiamentos — e Shazam! Fúria dos Deuses foi um dos que mais sofreu com as constantes mudanças.
O longa está pronto há muito tempo e chegou a ter sua estreia antecipada para chegar aos cinemas antes do Natal de 2022. Contudo, depois de os trailers terem sido divulgados e faltando poucas semanas para o lançamento, a Warner mudou tudo de novo e jogou o longa do garoto que vira herói para o dia 16 de março de 2023.
11. John Wick 4: Baba Yaga
A agenda de Keanu Reeves deve ser mesmo uma loucura, já que a promessa inicial era que John Wick 4: Baba Yaga chegasse aos cinemas no mesmo dia que Matrix Resurrections, em dezembro de 2021. Só que as filmagens do longa atrasaram bastante por causa da pandemia da covid-19 e o retorno do assassino vai acontecer somente em 23 de março.
10. Super Mario Bros.
Uma das animações mais esperadas de 2023 (principalmente pelos gamers), Super Mario Bros. é a estreia da Nintendo nos cinemas. Só que a entrada da empresa quase aconteceu em 2022, já que o longa de seu herói bigodudo estava previsto para ser lançado no último mês de dezembro.
Assim como vários outros filmes dessa lista, o filme do Mario teve alguns problemas por causa da pandemia, ainda que indiretamente. Isso porque a covid-19 afetou a produção de outros filmes da Universal Pictures, que precisou rearranjar seu calendário e forçou o encanador bigodudo a aparecer somente em 30 de março de 2023.
9. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões é mais um dos filmes que sofreu diversas alterações no cronograma por causa da pandemia da covid-19. A ideia original da Paramount era que o longa que adapta o universo do RPG chegasse aos cinemas em julho de 2021, mas a situação sanitária em todo o mundo fez com que o estúdio jogasse a data para frente algumas vezes.
Tomada pelo otimismo que todos tínhamos no início da pandemia, o estúdio achou que tudo estaria normalizado até novembro daquele ano, o que não chegou nem perto de acontecer. Assim, as coisas começaram a atrasar — inclusive nas gravações — a ponto de esse grupo de aventureiros só começar a sua campanha no próximo dia 13 de abril de 2023.
8. Velozes e Furiosos 10
Apesar do nome, Velozes e Furiosos 10 está demorando mais do que o esperado para finalmente acelerar nas telas. E, como você já deve ter imaginado, o atraso está relacionado à covid-19.
O décimo filme da franquia é outra vítima indireta da pandemia, já que o período de isolamento social atrasou o lançamento de Velozes e Furiosos 9. Com isso, a agenda teve que ser ajustada para sua sequência, que agora está prevista para o dia 18 de maio.
7. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Outro filme que passou por várias datas e até teve o seu conceito transformado ao longo do tempo. Originalmente, a Sony tinha anunciado que Homem-Aranha Através do Aranhaverso chegaria aos cinemas em abril de 2022 e seria dividida em duas partes.
Só que isso não aconteceu e o que vimos foi uma transformação no conceito. Ao ser adiado para outubro de 2022, o estúdio falou que ele seria um filme único e que um terceiro capítulo viria logo em seguida. Só que nada disso aconteceu ainda, já que Homem-Aranha Através do Aranhaverso vai chegar agora somente em 1º de junho de 2023.
6. Transformers: O Despertar das Feras
Vamos combinar que ninguém estava realmente sentindo falta da franquia Transformers e, por isso mesmo, você nem deve ter se dado conta de que O Despertar das Feras foi adiado. Pois é, isso aconteceu e o sétimo longa da série vai chegar aos cinemas neste ano.
A promessa inicial era que os robôs que viram animais-robôs estreassem em junho de 2022. Obviamente, isso não aconteceu e agora vamos ver esse maquinário todo dando as caras e as engrenagens em 8 de junho de 2023.
O lado bom é que esse pode ser um belo recomeço para a franquia. Com Bumblebee, a série mostrou que a saída de Michael Bay pode tornar as coisas interessantes e o fato de o filme trazer personagens da clássica animação Beast Wars pode pegar um pessoal pela nostalgia.
5. The Flash
Até faltam palavras para descrever todos os adiamentos de The Flash. Foram tantas idas e vindas que chega a ser uma surpresa que esse filme não tenha sido cancelado. De roteiros sendo inteiramente refilmados ao ator preso e mergulhado em diversas polêmicas, vermos o Velocista Escarlate nas telas vai ser um enorme milagre.
O longa foi anunciado em 2014, na esteira de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, e deveria ser parte fundamental do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU). Depois, com a saída de Zack Snyder e o subsequente fracasso de Liga da Justiça, The Flash seria o responsável por reiniciar a cronologia e marcar um novo começo para os heróis.
Só que o filme demorou tanto para sair que quem foi rebootado mesmo foi a Warner, que passou por uma enorme reformulação administrativa e colocou James Gunn no comando da DC. Com isso, nada dos filmes anteriores vai valer e The Flash não vai mais ter peso algum. Mas pelo menos vai sair.
Se nada mais der errado, ele estreia em 22 de junho.
4. Indiana Jones e o Chamado do Destino
Como fazer um filme em plena pandemia quando o seu protagonista é um idoso que faz parte do grupo de risco? Foi exatamente esse o problema que a Lucasfilm teve que encarar com Indiana Jones e o Chamado do Destino, o quinto capítulo da série protagonizada por Harrison Ford.
Só que a covid-19 foi apenas uma das razões que atrasaram o longa, que estava previsto para julho do ano passado. Durante as filmagens, o ator também se machucou e precisou ser internado por causa de um ferimento no ombro, o que forçou a Disney a empurrar a estreia para 29 de junho de 2023.
3. Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1
Tom Cruise já garantiu que o próximo filme da série Missão Impossível vai ser o maior de todos e até já vimos o ator se jogando de aviões para provar seu ponto. Só que, apesar de toda a megalomania e das tendências quase suicidas do astro, nada disso impediu os atrasos forçados pela pandemia.
Na verdade, boa parte dos filmes de Cruise sofreu desse mal. Basta ver o quanto Top Gun: Maverick também demorou, criando esse efeito cascata que forçou a Paramount a reorganizar sua agenda. Com isso, Acerto de Contas – Parte 1 foi adiado em dois anos e chega só em 13 de julho. E esperamos que faça a espera valer a pena.
2. As Marvels
Quem também precisou ajustar seu calendário de lançamentos foi a Marvel. Originalmente previsto para chegar às telas em julho de 2021, As Marvels foi adiado para o dia 27 de julho de 2023 por causa de todas as mudanças impostas pela pandemia.
Com isso, o novo cronograma do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) alterou a ordem de lançamento e fez com que o encontro entre Carol Danvers (Brie Larson), Kamala Khan (Iman Vellani) e Monica Rambeau (Teyonah Parris) fosse integrado às Fase 5, chegando depois de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.
1. Aquaman e o Reino Perdido
Outro filme da DC que sofreu com vários adiamentos foi Aquaman e o Reino Perdido. O longa estrelado por Jason Momoa terminou as filmagens há quase um ano e só vamos ver o retorno do herói subaquático em 25 de dezembro de 2023. E a grande dúvida é o porquê de tanta demora.
Já sabemos que a aventura não vai mais se conectar ao extinto DCEU e pode ser que esse tempo extra esteja relacionado a refilmagens para fazer as mudanças necessárias, possivelmente eliminando conexões com histórias que não vão acontecer.
Contudo, isso é meramente especulativo, já que as informações sobre a sequência são mais do que escassas.