Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

12 filmes famosos com mistérios que o público nunca conseguiu resolver

12 filmes famosos com mistérios que o público nunca conseguiu resolver
Compartilhar


Os espectadores até hoje tentam desvendar os enigmas de obras como A Origem, A Ilha do Medo e Psicopata Americano; saiba onde rever no streaming esses e outros segredos do cinema Os filmes com mistérios não solucionados fazem parte do mundo do cinema. O que é real e sonho em A Origem (2010), a sanidade do detetive protagonista em A Ilha do Medo (2010), a complexa linha do tempo em Amnésia (2000) e a diferença entre crime e delírio nos assassinatos de Psicopata Americano (2000) são alguns dos enigmas mais intrigantes das telonas que até hoje mobilizam o senso de detetive dos cinéfilos mais curiosos. Felizmente para eles, esses longas estão disponíveis para rever em plataformas como Amazon Prime Video, Netflix e Max (antiga HBO Max).
Nessa lista do TechTudo você confere os 12 principais mistérios do cinema que ainda estão sem solução. Importante mencionar que os tópicos a seguir contém spoilers massivos sobre cada obra. Veja, em cada item, informações a respeito de elenco, sinopse, onde assistir e os mistérios por trás de cada filme.
🎬 15 filmes de terror e suspense brasileiros que vão te fazer tremer de medo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Origem, de Christopher Nolan, desvenda o misterioso mundo dos sonhhos
Divulgação/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Relembre os mistérios cinematográficos que até hoje estão sem solução com os seguintes filmes:
Psicopata Americano (2000)
Amnésia (2001)
Triângulo do Medo (2009)
A Origem (2010)
Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Os Suspeitos (2013)
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Três Anúncios Para um Crime (2017)
Zodíaco (2007)
A Ilha do Medo (2010)
Memórias de um Assassino (2003)
Garota Exemplar (2014)
1. Psicopata Americano (2000)
Um dos pontos altos de Christian Bale (Amsterdam) nos cinemas foi Psicopata Americano, suspense dramático dirigido por Mary Harron (Um Tiro Para Andy Warhol) e baseado no romance de Bret Easton Ellis. No longa, que está disponível no Telecine e Amazon Prime Video, ele interpreta Patrick Bateman, um jovem banqueiro bem-sucedido e extremamente narcisista. Sua vaidade o leva a impulsos assassinos contra seus colegas ou suas namoradas. O problema é que tais desejos nunca ficam só no pensamento.
É nesse ponto onde reside o principal mistério do filme: Patrick é de fato um assassino ou ele imaginou todas essas cenas? Ele próprio, que é narrador do filme, confessa em determinado momento que jantou com uma de suas vítimas depois de supostamente matá-la. Isso abre um precedente para que esta morte em específico tenha sido imaginada, mas o mesmo não pode ser dito das outras. Psicopata Americano tem nota 7,6 no IMDb e aprovação de 68% no Rotten Tomatoes.
Christian Bale em Psicopata Americano
Divulgação/IMDb
2. Amnésia (2001)
O filme que alavancou a carreira de Christopher Nolan (Oppenheimer) também mudou o jeito de se narrar uma história no cinema. Amnésia é um suspense estrelado por Guy Pearce (Prometheus), Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano (ambos em Matrix). Na trama, Leonard Shelby (Pearce) é homem que sofre de amnésia desde que sua esposa Natalie (Moss) foi assassinada. Ele tenta desvendar a morte, mas seus lapsos mentais o confundem durante as investigações. Está no catálogo do Telecine, Oldflix, Looke e NetMovies.
O mistério da morte de Natalie é esclarecido para os espectadores, mas não para Leonard. Isso ocorre devido ao seu estado mental, uma vez que ele só se lembra do momento da invasão que danificou sua memória. Isso influencia também na percepção do público sobre a relação do protagonista com Natalie antes de sua morte e na suposta manipulação de Teddy (Pantoliano) na vida do casal. Amnésia possui nota 8,4 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.
Amnésia é o segundo longa de Nolan nos cinemas. Na trama, um homem desmemoriado tenta desvendar o assassinato de sua esposa
Reprodução/JustWatch
3. Triângulo do Medo (2009)
Triângulo do Medo tinha tudo para ser um simples slasher, mas os enigmas de ficção científica proporcionam mais do que assassinatos em série. Na trama do diretor Christopher Smith (Mutilados) e estrelado por Melissa George (Alias: Codinome Perigo), Michael Dorman (O Homem Invisível) e Liam Hemsworth (Jogos Vorazes), Jess (George) é uma mãe solteira que decide passar um período em alto mar na lancha do seu amigo Greg (Dorman) junto de outros convidados. Após uma forte tempestade virar a embarcação, eles conseguem abrigo em um navio abandonado onde dão de cara com uma estranha força assassina.
O maior mistério por trás de Triângulo do Medo são os loops temporais vividos por Jess. Não se sabe ao certo a causa dessas deformações no tempo e por que o navio possui tantas versões da protagonista, além dos diversos cadáveres dos outros tripulantes. É provável que Jess tenha visitado o navio por diversas vezes para impedir uma tragédia futura em sua vida. O filme está no catálogo do Prime Video e Runtime e suas avaliações são de 6,9 no IMDb e aprovação de 79% no RT.
Em Triângulo do Medo, uma viagem em alto mar é arruinada após um assassino embarcar no navio
Reprodução/The Movie Database
4. A Origem (2010)
Os filmes de Nolan em grande parte possuem enredos mirabolantes e cheios de enigma. Além de Amnésia, outra produção similar é A Origem, filme do Max estrelado por Leonardo DiCaprio (O Regresso), Elliot Page (The Umbrella Academy), Tom Hardy (Venom – Tempo de Carnificina) e Joseph Gordon-Levitt (10 Coisas que Eu Odeio em Você). Dom Cobb (DiCaprio) é um ladrão especialista em roubar segredos viajando no subconsciente das pessoas. Ele recebe a missão de implantar uma memória na mente de um executivo de uma grande empresa, o que só será possível com o auxílio de uma equipe de especialistas em sonhos.
Um item singelo do filme faz toda a diferença no final. Trata-se do pião preto utilizado por Dom para saber se está no mundo de sonho ou na realidade. Se ele cair, ele está no mundo real; do contrário, o sonho permanece. Nos minutos finais, ele gira o pião e o observa atentamente, mas depois ele se vira para conversar com os filhos, enquanto o objeto ainda roda lentamente até subir os créditos finais. Logo, não sabemos em que mundo o protagonista está. A Origem tem 8,8 no IMDb e aprovação de 87% no Rotten.
Filme de Christopher Nolan é repleto de cenas e teorias mirabolantes
Reprodução/The Movie Database
5. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Dirigido por Ridley Scott e baseado no livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick, Blade Runner mostra uma realidade futurista do ano de 2019 onde ciborgues humanos chamados Replicantes são criados para trabalhos braçais. Quando três destes modelos criam um motim em Marte e se refugiam na Terra, cabe ao detetive Rick Deckard eliminá-los antes que eles cometam mais crimes. O filme está no Max e é estrelado por Harrison Ford (franquia Star Wars), Rutger Hauer (Fúria Cega), Sean Young (Duna de 1984), Daryl Hannah (Kill Bill) e mais.
Uma dúvida que se seguiu por décadas desde o lançamento dos cortes do diretor é se Deckard é também um replicante. Em uma das versões de DVD, vemos que o detetive sonha com unicórnios, mesmo animal que Gaff (Edward James Olmos), outro caçador de androides, costuma fazer em origami. Isso indica que o sonho de unicórnio poderia ser uma memória implantada em Deckard. As médias de Blade Runner são de 8,1 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.
Blade Runner de 1982 é considerado um clássico da ficção científica
Reprodução/IMDb
6. Os Suspeitos (2013)
A entrada de Denis Villeneuve (Duna) em Hollywood foi em Os Suspeitos, estrelado por Hugh Jackman (Logan), Jake Gyllenhaal (Matador de Aluguel), Viola Davis (A Mulher-Rei), Maria Bello (Treta), e mais. Disponível para aluguel no Apple TV+, a história narra o desespero do casal Keller (Jackman) e Grace Dover (Bello) quando sua filha de seis anos desaparece junto com uma colega. As suspeitas caem sobre Alex Jones (Paul Dano), um homem com problemas mentais. Quando Keller desconfia que o detetive do caso, Loki (Gyllenhaal), age de forma displicente, ele decide fazer justiça com as próprias mãos.
Após toda uma tensão com a investigação do rapto, sabemos que as meninas são recuperadas em segurança. O mesmo não pode ser dito de Loki, que quase morreu com um tiro de raspão ao descobrir o verdadeiro culpado pelo crime. Quando ele volta à casa onde tudo aconteceu, vemos um leve assobio que chama a atenção do detetive, mas não sabemos de onde vem e muito menos quem o fez. As médias do filme são de 8,1 no IMDb e aprovação de 81% no RT.
Os Suspeitos narra o desespero de um pai que quer a todo custo encontrar sua filha raptada
Reprodução/IMDb
7. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Mais um filme de Nolan com um mistério não resolvido é Batman: O Cavaleiro das Trevas. O título estrelado por Christian Bale, Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar), Maggie Gyllenhaal (Donnie Darko) e o saudoso Heath Ledger (Coração de Cavaleiro) acompanha a vigilância do Homem-Morcego nas ruas sombrias de Gotham. A cidade se torna palco das ações criminosas e caóticas de Coringa (Ledger), um vilão inconsequente que age apenas em nome da desordem. A ação está no catálogo do Max.
Uma dúvida que ficou na cabeça de muitos fãs é o que ocorreu com Coringa após sua derrota para o Batman. O vilão planejou a explosão de um navio na orla de Gotham, mas teve o plano frustrado pelo herói. O mais provável é que Coringa tenha sido encaminhado para o Asilo Arkham, um sanatório abrigado por criminosos igualmente insanos. Vale lembrar que Heath Ledger morreu poucos meses após o lançamento do filme, em janeiro de 2008, e recebeu um Oscar póstumo pelo papel de Coringa. O longa tem nota 9 no IMDb e 94% no Rotten.
Batman: O Cavaleiro das Trevas rendeu ao ator Heath Ledger, morto em 2008, um Oscar póstumo
Reprodução/IMDb
8. Três Anúncios Para um Crime (2017)
Vencedor de dois Oscar (Melhor Atriz e Ator Coadjuvante), Três Anúncios Para um Crime é um drama do Disney+ sobre a busca por justiça. No enredo, Mildred é uma mãe que perdeu a filha em um assassinato brutal. Após um longo período sem descobrir os possíveis suspeitos, ela acusa a polícia de sua cidade de negligência. Para afirmar sua posição, Mildred publica sua indignação em três outdoors na principal estrada do município. Isso enraivece o xerife Bill Willoughby e o policial Jason Dixon, este último um agente racista e violento considerado por Mildred um suspeito em potencial.
Em quase duas horas de filme, descobrimos no fim que o longa do diretor Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) está muito mais relacionado à redenção do que justiça. Isso porque o assassinato da filha de Mildred não é resolvido. Por outro lado, Dixon se dá conta dos seus erros e decide ajudar a mãe na busca pelo assassino. Estão no elenco Frances McDormand (Fargo), Woody Harrelson (Jogos Vorazes), Sam Rockwell (Argylle: O Superespião) e Peter Dinklage (Game of Thrones). As notas são de 8,1 no IMDb e aprovação de 90% no RT.
Três Anúncios para um Crime acompanha a luta de uma mãe em busca de justiça após sua filha ter sido assassinada
Reprodução/JustWatch
9. Zodíaco (2007)
Na linha de produções de true crime com mistérios não resolvidos, há Zodíaco, produção de David Fincher (O Assassino) estrelado por Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Mark Ruffalo (Pobres Criaturas). Presente no Max, a trama é baseada nos misteriosos assassinatos em série cometidos em São Francisco (EUA) entre as décadas de 1960 e 1970. O criminoso é chamado na imprensa de “Assassino do Zodíaco”. Na linha de frente da investigação, estão os policiais David Toschi (Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e os jornalistas Robert Graysmith (Gyllenhaal) e Paul Avery (Jr.).
Quem conhece a história por trás do filme sabe que o “Assassino do Zodíaco” até hoje nunca foi descoberto. O criminoso ficou conhecido assim por deixar criptografias e referências astrológicas nos locais dos assassinatos. Cinco décadas depois, alguns potenciais suspeitos foram apontados. É o caso de Gary Francis Poste, citado em 2021 como o autor dos assassinatos pelo grupo independente de investigadores Case Breakers (algo que ainda não foi legalmente apontado pelo FBI). Zodíaco tem nota 7,7 no IMDb e aprovação de 90% no Rotten Tomatoes.
Zodíaco se inspira nos crimes que intrigaram os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970
Reprodução/The Movie Database
10. A Ilha do Medo (2010)
Baseado no romance homônimo de Dennis Lehane, A Ilha do Medo é um suspense de época presente na Netflix e estrelado por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley (Gandhi) e Michelle Williams (Os Fabelmans). A trama se passa em 1945, período em que o policial federal Teddy Daniels (DiCaprio) e seu novo parceiro Chuck Aule (Ruffalo) investigam a fuga de uma assassina insana de um manicômio que, além de ser isolado e fortificado, é repleto de segredos aterrorizantes. Possui nota 8,2 no IMDb e 69% no RT.
A obra dirigida por Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores) possui um final em aberto que virou a cabeça dos fãs. Trata-se da real sanidade de Teddy, pois descobrimos que ele na verdade se chama Andrew e que foi parar no manicômio depois de atirar na esposa Dolores (Williams), uma mulher depressiva que matou os próprios filhos em um surto. Porém, isso poderia ser uma revelação implantada pelo Dr. John Cawley (Kingsley), psiquiatra sênior responsável pela gerência da instituição.
Final de A Ilha do Medo até hoje gera mistério entre os fãs
Reprodução/The Movie Database
11. Memórias de um Assassino (2003)
O segundo filme de Bong Joon-ho colocou o diretor de Parasita no mapa do cinema mundial. Estrelado por Song Kang-ho (O Hospedeiro) e Kim Sang-kyung (Pânico na torre) e disponível no Runtime, Memórias de um Assassino é vagamente baseado no primeiro caso de assassinatos em série na Coreia do Sul. Localizado em 1986, o suspense é protagonizado pelos detetives Park Doo-man (Kang-ho) e Seo Tae-yoon (Sang-kyung), que mesmo sem recursos e sem técnica tentam desvendar uma série de mortes ocorridas com o mesmo modus operandi. O título tem nota 8,1 no IMDb e 95% no RT.
No final do filme, que se passa em 2003, vemos que Park Doo-man já está fora da polícia há tempos, mas mesmo assim se sente culpado por nunca ter capturado o assassino. Sua frustração se torna ainda maior quando ele conversa com uma adolescente no mesmo local onde foram iniciadas as investigações. A jovem fala que viu um homem de aparência comum circular na mesma região com um olhar abatido. Logo, Park está abalado por ter chegado tarde demais. Vale lembrar que Lee Chun-jae, o assassino que inspirou o filme, já estava preso desde janeiro de 1994 por assassinar uma cunhada.
Memórias de um Assassino relembra o primeiro caso de assassino em série da Coreia do Sul
Reprodução/The Movie Database
12. Garota Exemplar (2014)
A versão do cineasta David Fincher para o romance da autora Gillian Flynn evidencia todos os problemas que levaram a um dos maiores plot twists (e mistérios) do cinema. Amy Elliott Dunne é uma dona de casa que desapareceu misteriosamente. As suspeitas caem sob seu marido, Nick Dunne , que alega perante à imprensa que é inocente. Por outro lado, o homem tem algumas contribuições indiretas com o caso, principalmente no que diz respeito ao seu relacionamento conturbado com Amy. O título está no catálogo do Disney+.
Nesse trabalho estrelado por Ben Affleck (Air: A História Por Trás do Logo), Rosamund Pike (A Roda do Tempo), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e Carrie Coon (Ghostbusters: Mais Além), não é preciso assistir a todo o filme para saber que o desaparecimento de Amy foi forjado pela própria. Porém, o mais inacreditável é a reconciliação supostamente amigável do casal, marcado por uma gravidez. Amy parece estar feliz com isso, mas o mesmo não pode ser dito de Nick. Isso compromete a veracidade do anúncio da protagonista. O longa possui médias de 8,1 no IMDb e 88% no RT.
Ben Affleck protagoniza Garota Exemplar como o professor Nick Dunne, que procura pela esposa Amy, interpretada por Rosamund Pike
Reprodução/20th Century Fox
Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4), Movieweb, The Newsweek, NY Post, Rotten Tomatoes (1, 2, 3), Screen Rant
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text

Compartilhar
Matérias relacionadas
Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Fallout é esnobado no Emmy, mesmo com 15 indicações

Em abril deste ano as redes sociais foram tomadas por Fallout, que teve...

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

iOS 18 é lançado: veja como atualizar o iPhone

A partir desta segunda-feira (16), o iOS 18 estará disponível para download...

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço
Ciência & TecnologiaDESTAQUE 2

Quanto custa Air Fryer? Saiba qual modelo comprar em cada faixa de preço

Por último, as air fryers de até R$ 1000 são aquelas que...

/* */