Do clássico Gladiador até longas recentes como O Homem do Norte, os filmes de guerras medievais entregam ação, cenas impactantes de batalhas e disputas de poder; confira a lista completa Os filmes de guerras medievais estão amplamente disponíveis em streamings como Disney+, Netflix, Amazon Prime Video, Telecine e Max (antiga HBO Max). As tramas recriam conflitos centenários em cenários históricos em tramas que giram em torno de uma história envolvente, com disputas de poder, perdas familiares, romances ocultos e sempre muita emoção. Eles também podem ser baseados em histórias ou personagens reais, como O Rei (2019), ou não, no caso de Macbeth: Ambição e Guerra (2019), baseado em uma peça de Shakespeare.
Pensando em reunir os melhores longas de guerras medievais que todo mundo deveria assistir ao menos uma vez, o TechTud preparou uma lista com 12 filmes do gênero que estão disponíveis em plataformas de streaming. Confira, a seguir, a relação completa com nomes do elenco, repercussão e onde assistir a cada uma das obras.
🎬 Conheça 12 filmes de guerra da Netflix que você precisa assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Russell Crowe interpreta o arqueiro fora da lei nessa versão de Robin Hood
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, estão os seguintes filmes de guerras medievais que todo mundo deveria assistir ao menos uma vez:
Coração Valente (1995)
O Homem do Norte (2022)
Gladiador (2000)
Rei Arthur (2004)
Robin Hood (2010)
Cruzada (2005)
O Rei (2019)
O Último Samurai (2003)
Macbeth: Ambição e Guerra (2015)
Legítimo Rei (2018)
Ran (1985)
Bônus: A Batalha dos 3 Reinos (2008)
1. Coração Valente (1995)
Dirigido e estrelado por Mel Gibson (Cemitério) no papel do visceral William Wallace, Coração Valente é um dos filmes mais aclamados quando se trata de guerras medievais. Após ter sua esposa secreta assassinada ao se defender de uma tentativa de estupro por soldados ingleses, o protagonista se torna um líder relutante dos escoceses contra o rei da Inglaterra, Eduardo I (Patrick McGoohan). Já tendo perdido muitos entes queridos durante a luta pela liberdade da Escócia, a violenta perda da sua amada foi a gota d’água para que Wallace se tornasse um rebelde.
Coração Valente foi indicado a mais de 30 prêmios e levou grande parte deles, incluindo cinco estatuetas do Oscar, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Diretor. No IMDb, além da nota 8,3, a película ostenta a 80ª posição na lista de filme mais avaliado, enquanto no Rotten Tomatoes sua aprovação é de 76%. Coração Valente está disponível no Disney+.
Coração Valente é um dos filmes mais marcantes da carreira de Mel Gibson
Reprodução/IMDb
2. O Homem do Norte (2022)
Amleth (Alexander Skarsgård) estava prestes a atingir a maioridade e conquistar o direito de assumir o trono, quando vê seu pai, o rei Aurvandil (Ethan Hawke), ser brutalmente assassinado pelo próprio irmão, seu tio traidor Fjölnir (Claes Bang). Além disso, sua mãe, a rainha Gudrún (Nicole Kidman), foi sequestrada em seguida. Amleth foge para junto de um grupo de vikings e, com a ajuda da bruxa Olga (Anya Taylor-Joy), arquiteta um plano de vingança para retomar o trono, em uma jornada brutal e sangrenta.
Além de Alexander Skarsgård (Succession), Ethan Hawke (O Mundo Depois de Nós), Claes Bang (The Outlaws), Nicole Kidman (Expatriadas) e Anya Taylor-Joy (Duna: Parte 2), o elenco ainda conta com as atuações de Willem Dafoe (Tipos de Gentileza) e da cantora Björk (Dançando no Escuro). Inspirado em Hamlet, obra de William Shakespeare, O Homem do Norte, possui nota 7,0 no IMDb e aprovação de 90% no Rotten Tomatoes, e está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
O Homem do Norte é dirigido por Robert Eggers, de A Bruxa
Divulgação/Universal Pictures
3. Gladiador (2000)
O poderoso general romano Maximus (Russell Crowe) é amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), que demonstra publicamente seu desejo de deixar o trono para ele, despertando a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix). Ávido pelo poder, o primogênito mata seu pai, assume a coroa e condena Maximus à morte, além de mandar matar sua família. Conseguindo escapar, o antigo general passa a viver como um escravo e gladiador, ao mesmo tempo em que planeja a sua vingança contra o homem que o condenou.
Além dos brilhantes Russell Crowe (A Teia) e Joaquin Phoenix (Napoleão), Gladiador possui um elenco formado por Connie Nielsen (O Jogo do Disfarce), Oliver Reed (Orpheus & Eurydice), Richard Harris (O Apocalipse) e Spencer Treat Clark (Último Ato). Com incríveis mais de 100 indicações a prêmios, o longa, que recebe nota 8,5 no IMDb, figura na 35ª posição de filme mais avaliado no mesmo site e tem 80% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além disso, vale lembrar que a produção ganhou cinco estatuetas no Oscar. Para conferir o clássico medieval, você pode escolher entre os streamings Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e Telecine.
Joaquin Phoenix e Russell Crowe são as estrelas do épico Gladiador
Reprodução/IMDb
4. Rei Arthur (2004)
Desejando deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz, Arthur (Clive Owen) antes precisa partir em uma missão com os Cavaleiros da Távola Redonda para resgatar a família romana do desprezível Marius Honorius (Ken Stott). Quando percebe que com a queda de Roma, a Bretanha precisará de um líder, o protagonista decide ficar no país com a ajuda de Guinevere (Keira Knightley) e as orientações de Merlin (Stephen Dillane).
Com cenas incríveis de batalhas, Rei Arthur conta com um elenco recheado de estrelas como Clive Owen (Assassinato no Fim do Mundo), Keira Knightley (O Estrangulador de Boston), Ioan Gruffudd (Bad Boys: Até o Fim), Mads Mikkelsen (O Bastardo) e Stellan Skarsgård (Duna: Parte 2). O filme, que está disponível no Disney+, leva nota 6,3 no IMDb e tem 31% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Clive Owen dá vida ao Rei Arthur, enquanto Keira Knightley interpreta a corajosa Guinevere
Reprodução/IMDb
5. Robin Hood (2010)
O habilidoso arqueiro Robin Hood (Russell Crowe) retorna para a Inglaterra após a morte do Rei Richard (Danny Huston) na França, e a encontra dominada por um xerife corrupto (Matthew Macfadyen). Com o objetivo de colocar um fim em toda essa intriga política, Robin Hood usa sua habilidade e inteligência para roubar dos ricos e dar aos pobres. Em meio a disputas e toda a luta contra a corrupção, o arqueiro se apaixona pela viúva Marion Loxley (Cate Blanchett) e faz de tudo para conquistar o seu coração.
Estrelado por Russell Crowe (O Exorcismo), o elenco traz ainda os atores Cate Blanchett (Rumours), Matthew Macfadyen (Succession), Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua) e Mark Strong (Atlas). Na crítica especializada, o longa recebe nota 6,6 no IMDb e tem 44% de aprovação no Rotten Tomatoes. Você pode assistir Robin Hood no Telecine.
Robin Hood é considerado um dos maiores heróis da mitologia inglesa
Reprodução/IMDb
6. Cruzada (2005)
O jovem ferreiro francês Balian de Ibelin (Orlando Bloom) está lidando com o luto pela perda repentina de sua esposa. Ao receber a visita de seu pai, o conceituado barão do rei de Jerusalém, Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), o protagonista decide se juntar a ele na missão de proteger a Terra Santa. Herdando o título nobre em Jerusalém, o rapaz passa a servir o rei leproso e amaldiçoado Balduíno IV (Edward Norton). Paralelamente, seu coração se abre novamente para o amor e bate mais forte por Sibylla (Eva Green), irmã do rei.
O estrelado elenco formado por Orlando Bloom (Red Right Hand), Liam Neeson (Na Terra de Santos e Pecadores), Michael Sheen (Belas Maldições), Edward Norton (A Crônica Francesa) e Eva Green (Os Três Mosqueteiros: Milady) é dirigido por Ridley Scott (Napoleão). No IMDb, sua nota é 7,3. No Rotten Tomatoes, apesar do longa não agradar muito aos críticos especializados (40% de aprovação), é sucesso de público com 72%. Cruzada está no catálogo do Disney+.
Orlando Bloom lidera o estrelado elenco de Cruzada
Reprodução/IMDb
7. O Rei (2019)
Obrigado a assumir a coroa contra a sua vontade após a morte do seu pai, Henrique V (Timothée Chalamet) também vê que precisa amadurecer rapidamente para poder liderar a Inglaterra em plena Guerra dos Cem Anos. Em uma mistura de fontes históricas com literatura shakespeariana, O Rei não economiza nas cenas de batalhas, em meio a muito caos, lama, sangue e corajosos e determinados soldados.
Além de Timothée Chalamet (Wonka) no papel principal, O Rei tem as participações de Robert Pattinson (Batman), Joel Edgerton (Matéria Escura), Lily-Rose Depp (The Idol), Sean Harris (The Gold) e Dean-Charles Chapman (The Walk-In). O longa é bem recepcionado pela crítica, tendo nota 7,3 no IMDb e 71% de aprovação no Rotten Tomatoes. Para conferir O Rei, basta acessar o catálogo da Netflix.
Timothée Chalamet é o jovem e relutante Henrique V em O Rei
Reprodução/IMDb
8. O Último Samurai (2003)
Nathan Algren (Tom Cruise) é um conceituado militar norte-americano contratado para treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura) no Japão, com o objetivo de eliminar os samurais que ainda vivem ali. Capturado pelos adversários, ele aprende o código de honra dos samurais com Katsumoto (Ken Watanabe) e se vê dividido, passando a ficar em dúvida sobre qual lado apoiar nessa disputa.
Sucesso em seu lançamento, O Último Samurai chegou a ser indicado a 67 prêmios, entre eles quatro Oscars. O papel principal do longa fica por conta de Tom Cruise (Top Gun: Maverick), enquanto outros nomes do elenco são Ken Watanabe (Tokyo Vice), Billy Connolly (O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos) e Timothy Spall (Pequenas Cartas Obscenas). Disponível nos streamings Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video, o filme tem nota 7,8 no IMDb e 66% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Tom Cruise é Nathan Algren em O Último Samurai
Reprodução/IMDb
9. Macbeth: Ambição e Guerra (2015)
Baseado na famosa tragédia de William Shakespeare, Macbeth: Ambição e Guerra narra a história do general do exército escocês Macbeth (Michael Fassbender), muito respeitado pelo seu rei por sua enorme lealdade e dedicação. Ao receber uma profecia de três bruxas de que seria o rei da Escócia, Macbeth, influenciado por sua esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), decide trair o rei e matá-lo para assumir o trono. Tomado pela culpa e paranoia, o novo soberano se torna um tirano extremamente cruel.
Com direção de Justin Kurzel (Nitram), o filme não poupa o telespectador das cenas violentas. Além do protagonista Michael Fassbender (O Assassino) e de Marion Cotillard (Lee), Macbeth: Ambição e Guerra tem no elenco Paddy Considine (A Casa do Dragão), Seylan Baxter (Cuidado Com Quem Chama) e Hilton McRae (Chernobyl). Disponível para aluguel por R$ 6,90 no Amazon Prime Video, o longa possui nota 6,6 no IMDb e 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Macbeth: Ambição e Guerra é uma adaptação da famosa obra de William Shakespeare
Reprodução/IMDb
10. Legítimo Rei (2018)
Robert “The Bruce” (Chris Pine) foi um rei escocês que lutou pela independência do seu país contra a Coroa Inglesa. Os acontecimentos de Legítimo Rei se passam após a morte de William Wallace, aquele mesmo de Coração Valente. Após ser coroado, Bruce tenta recuperar o controle da Escócia, mas é forçado pelos ingleses ao exílio, o que o obriga a liderar um grupo de foragidos com a missão de ajudá-lo a recuperar o trono.
Além de Chris Pine (Não Se Preocupe, Querida), o elenco é formado pelos atores Florence Pugh (Oppenheimer), Rebecca Robin (Signs & Gestures), Aaron Taylor-Johnson (Trem-Bala) e Billy Howle (Kid Snow). A direção fica nas mãos de David Mackenzie (Encarcerado). A crítica especializada avalia Legítimo Rei com nota 6,9 no IMDb e aprova com 63% no Rotten Tomatoes. O filme está disponível no catálogo da Netflix.
Chris Pine volta para o século XIV e vive Robert “The Bruce” em Legítimo Rei
Reprodução/IMDb
11. Ran (1985)
Mais uma obra medieval baseada em um clássico de William Shakespeare, Ran é inspirado em Rei Lear. Passado no Japão, o longa narra a trajetória do Grande Lorde Hidetora Ichimonji (Tatsuya Nakadai), que aos 70 anos decide dividir o domínio do seu império entre seus três filhos. Mas a ganância pelo poder corrompe a todos, causando uma enorme rachadura na estrutura familiar que acaba nos campos de batalha.
Com um equilíbrio perfeito entre cenas épicas de guerra e dramas pessoais, o filme dirigido por Akira Kurosawa (A Fortaleza Escondida) é considerado uma grande obra-prima. O papel principal fica por conta de Tatsuya Nakadai (The Pass: Last Days of the Samurai), enquanto seus três filhos são estrelados por Akira Terao (The Last Man: The Blind Profiler), Jinpachi Nezu (Runin: Banished) e Daisuke Ryû (Nobutora). O longa, que tem nota 8,2 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, está disponível para assinantes do Telecine.
Ran é considerado um dos melhores filmes da carreira do diretor Akira Kurosawa
Reprodução/IMDb
12. Bônus: A Batalha dos 3 Reinos (2008)
Cao Cao (Fengyi Zhang) é o ambicioso primeiro-ministro do norte da China que pretende dominar todo o território chinês. Governada pela Dinastia Han, Cao Cao planeja usar o seu exército de quase um milhão de homens para vencer as forças do sul. Precisando unir forças, os reis Sun Quan (Chen Chang) e Liu Bei (Yong You) se veem obrigados a deixarem as diferenças de lado para lutar contra a numerosa tropa inimiga de Cao Cao.
Baseado na história real da batalha de Chi Bi que levou ao fim a Dinastia Han, A Batalha dos 3 Reinos é um aclamado filme de guerra medieval (nota 7,3 no IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes) com direção de John Woo (O Silêncio da Vingança). No elenco estão nomes como Fengyi Zhang (The Gate of Xuanwu), Chang Chen (Duna) e Yong You (O Mistério do Juiz Di). O longa atualmente não se encontra disponível em nenhuma plataforma de streaming.
A Batalha dos 3 Reinos é baseado em eventos reais da batalha de Chi Bi
Reprodução/IMDb
Com informações de ScreenRant, GamersDecide, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Initial plugin text
o